Atrasos no auxílio e alta de mortes por COVID-19, faz reprovação de Bolsonaro crescer

Pesquisa revela que população está insatisfeita com a atual gestão presidencial. Nessa terça-feira (16), o Instituto Datafolha liberou um novo balanço que avalia o desempenho de Jair Bolsonaro à frente do maior cargo administrativo do país. Diante da atuação situação de fome, desemprego e falta de controle da covid-19, rejeição do parlamentar cresce. Acompanhe.

Atrasos no auxílio e alta de mortes por COVID-19, faz reprovação de Bolsonaro crescer (Imagem: Google)

Ocupando o cargo de presidente desde 2019, Bolsonaro vem enfrentando sérios problemas com o contexto da pandemia do novo coronavírus. Os números da Datafolha relevaram que a desaprovação do governo se encontra em 44%, nesse momento. Apenas 30% da população considera sua gestão positiva.

Para poder contabilizar os números, o instituto passa a ouvir os brasileiros em todos os estados do país. A pesquisa foi feita entre 15 e 16 de março, por ligação telefônica, com a participação total de 2.023 pessoas.

Ao serem questionados sobre o desempenho do governo Bolsonaro com o novo coronavírus, os entrevistados responderam:

  • Ótimo/bom: 30%
  • Regular: 24%
  • Ruim/péssimo: 44%
  • Não sabe: 2%

Reprovação em crescimento

A reprovação do gestor é ainda maior do que o último levantamento feito entre 20 e 21 de janeiro. Na época, cerca de 40% dos ouvintes não estavam satisfeitos com a atual gestão administrativa do poder público nacional.

No quesito bom ou ótimo, cerca de 31% das pessoas defendiam o presidente. Agora, o número caiu para 30%. Já quem aditava ser regular, foi de 26% para 24% também de acordo com o Datafolha.

Grau de confiança

Por fim, no que diz respeito ao grau de confiança na gestão de Bolsonaro, a população alegou que:

  • Nunca confiam: 45% (eram 41% na pesquisa anterior)
  • Às vezes confiam: 35% (eram 38%)
  • Sempre confiam: 18% (eram 19%)
  • Não sabem: 2% (eram 2%)

Motivos da queda da aprovação do governo Bolsonaro

Entre os principais motivos para a insatisfação pública está a atuação do presidente com relação a covid-19.

Diariamente o país vem registrando mais de 2 mil mortes. São milhares de brasileiros desempregados e os programas sociais como o Bolsa Família com suas filas de concessão congeladas.

Há ainda reclamações quanto ao funcionamento do INSS, o atraso na concessão do auxílio emergencial e até mesmo os posicionamentos do chefe de estado reduzindo o impacto da pandemia que vem matando milhares de pessoas em todo o mundo.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.