Atenção! Último dia para inscrição na CNH Social no site do Detran-DF

Oportunidade para obtenção da habilitação gratuita está prestes a se encerrar. Os moradores do Distrito Federal que quiserem se candidatar a uma vaga da CNH Social devem ficar atentos. As inscrições só poderão ser feitas até esta terça-feira (16), através do site do Detran DF.

Atenção! Último dia para inscrição na CNH Social no site do Detran-DF (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A CNH Social tem sido uma das principais portas de entrada da população nos serviços de trânsito nacional. Por meio do projeto, o cidadão de baixa renda consegue tirar sua carteira de habilitação sem precisar custear todas as taxas desse processo. No DF, há 5 mil vagas disponíveis.

Quem pode participar da CNH Social

Para poder se candidatar é preciso ter entre 18 e 25 anos e estar devidamente registrado como Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (Cadúnico).

O cidadão deve ainda comprovar que reside no DF há pelo menos dois anos e ter ou estar cursando três anos do ensino médio em escola da rede pública ou bolsista da rede privada. Além disso, ele deve também ter se inscrito no Enem.

Atendendo aos critérios acima, basta entrar no site do Detran DF e realizar sua candidatura. Na página será apresentado um formulário que você deve preencher com todos os seus dados de identificação pessoal.

Além disso, é necessário anexar toda a documentação que comprove as obrigatoriedades acima e depois aguardar o resultado da seleção que será confirmado por e-mail.

Sobre a CNH Social DF

Até o momento o Detran já contabilizou cerca de 27 mil candidaturas. Ao todo, serão preenchidos 5 mil vagas da habilitação totalmente gratuita neste ano. Desse total, 3 mil serão destinadas para os estudantes e 2 mil para os demais cidadãos.

Há ainda 20% das vagas reservadas para os beneficiários de programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e outros 20% para assistidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Os demais 60% são para o Projeto Formação Profissional, administrado pelo Detran.

Validação pelo programa

Depois que for aprovado, o cidadão terá até 15 dias para se matricular e mais 15 dias para abrir o processo no Registro Nacional de Condutores (Renach). Quem não cumprir os prazos é automaticamente desclassificado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.