Atenção! Último dia para inscrição na CNH Social no site do Detran-DF

Oportunidade para obtenção da habilitação gratuita está prestes a se encerrar. Os moradores do Distrito Federal que quiserem se candidatar a uma vaga da CNH Social devem ficar atentos. As inscrições só poderão ser feitas até esta terça-feira (16), através do site do Detran DF.

Atenção! Último dia para inscrição na CNH Social no site do Detran-DF (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A CNH Social tem sido uma das principais portas de entrada da população nos serviços de trânsito nacional. Por meio do projeto, o cidadão de baixa renda consegue tirar sua carteira de habilitação sem precisar custear todas as taxas desse processo. No DF, há 5 mil vagas disponíveis.

Quem pode participar da CNH Social

Para poder se candidatar é preciso ter entre 18 e 25 anos e estar devidamente registrado como Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (Cadúnico).

O cidadão deve ainda comprovar que reside no DF há pelo menos dois anos e ter ou estar cursando três anos do ensino médio em escola da rede pública ou bolsista da rede privada. Além disso, ele deve também ter se inscrito no Enem.

Atendendo aos critérios acima, basta entrar no site do Detran DF e realizar sua candidatura. Na página será apresentado um formulário que você deve preencher com todos os seus dados de identificação pessoal.

Além disso, é necessário anexar toda a documentação que comprove as obrigatoriedades acima e depois aguardar o resultado da seleção que será confirmado por e-mail.

Sobre a CNH Social DF

Até o momento o Detran já contabilizou cerca de 27 mil candidaturas. Ao todo, serão preenchidos 5 mil vagas da habilitação totalmente gratuita neste ano. Desse total, 3 mil serão destinadas para os estudantes e 2 mil para os demais cidadãos.

Há ainda 20% das vagas reservadas para os beneficiários de programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e outros 20% para assistidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Os demais 60% são para o Projeto Formação Profissional, administrado pelo Detran.

Validação pelo programa

Depois que for aprovado, o cidadão terá até 15 dias para se matricular e mais 15 dias para abrir o processo no Registro Nacional de Condutores (Renach). Quem não cumprir os prazos é automaticamente desclassificado.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.