Governo garante incentivo no FGTS para empresa que movimentar mercado de trabalho

Governo federal anuncia nova política de incentivo para empresas. Na última semana, fontes administrativas informaram que os patrões que demitirem seus funcionários poderão ganhar uma redução de 50% na multa aplicada pelo FGTS. Os empresários deixarão de pagar 40% sob o saldo acumulado no fundo de garantia para pagar apenas 20%.

Governo garante incentivo no FGTS para empresa que movimentar mercado de trabalho (Imagem: Google)
Governo garante incentivo no FGTS para empresa que movimentar mercado de trabalho (Imagem: Google)

Sob a justificativa de movimentar o mercado de trabalho, o governo federal informou que está criando uma nova política de concessão para as empresas.

A marca que demitir seu funcionário sem justa causa e o ajudar no processo de recontratação em outro negócio ganhar um desconto de 50% nas multas do FGTS.

De acordo com a equipe econômica e da secretaria do trabalho, a iniciativa visa fomentar a realocação dos profissionais no mercado. Com o apoio e indicação dos ex patrões, espera-se que os brasileiros demitidos consigam ser recontratados de forma mais rápida, afirmou o governo.

Como funcionará a política de isenção pelo FGTS?

O empregador que demitir seu funcionário, mas apoia-lo na recolocação em outra empresa, ganhará um desconto de 50% na multa do FGTS. Isso significa que ao em vez de pagar os 40% sobre o saldo acumulado no fundo de garantia, o patrão pague apenas 20%, ou seja, o cidadão demitido deixa de ganhar.

Todavia, o governo ressalta que o desconto só será concedido quando houver a recontratação a partir da ajuda do antigo chefe, mas até o momento não especificou como será comprovada essa indicação ou incentivo.

Conforme apurou o Estadão, a empresa que contratar um trabalhador que estiver no prazo do aviso prévio deverá também recolher menos FGTS. A alíquota mensal de contribuição do fundo de garantia, atualmente de 8%, ficará em 2% nesse período.

Recolocação

Com as vantagens pelo FGTS garantidas para quem demite, contrata e vai ser contratado, a equipe econômica afirma que haverá um forte estimulo ao mercado de trabalho, reduzindo assim o número de solicitações pelo seguro desemprego.

Os gestores relembram ainda que a estratégia poderá gerar novas econômicas de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), hoje descapitalizado e contando com o suporte do Tesouro Nacional para bancar suas políticas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.