Como consultar resultado do ENEM? Descubra no passo a passo

Os estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 podem fazer a consulta da sua nota a partir do dia 29 de março. Saiba aqui como fazer a consulta.

Como consultar resultado do ENEM? Descubra no passo a passo
Como consultar resultado do ENEM? Descubra no passo a passo (Foto: Google)

Os resultados estarão disponíveis apenas para aqueles que concluíram o ensino médio. Já os treineiros só terão acesso a sua nota no dia 29 de maio.

Como acessar?

Os estudantes podem ter acesso ao resultado do Enem 2020 apenas pela internet, no site do Inep. E inserir o número do seu CPF e a senha cadastrada para visualizar o resultado da prova.

Vale ressaltar que no dia o site fica sobrecarregado, por isso, é necessário paciência. 

O Inep, que organiza o exame, não divulga a hora em que serão liberadas as notas para a consulta dos candidatos. 

Nos últimos anos, as notas foram liberadas pela manhã, o que pode indicar uma tendência para o Enem 2020. 

Como saber minha média?

A média do Enem é a soma de todas as notas divididas por 5, que é a quantidade de provas.

Como usar a nota do ENEM?

A nota pode ser usada no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021, plataforma de seleção que substitui vestibulares de diversas instituições públicas. As inscrições estarão abertas em abril. 

As notas não poderão ser usadas no Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021/1 e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021/1. 

Enem

As provas foram realizadas em 17 e 24 de janeiro para a versão impressa e 31 de janeiro e 7 de fevereiro para a versão digital, inédita.

Apesar disso, nem todos os candidatos compareceram para a realização:

  • 5,5 milhões eram esperados para a prova impressa. Mais da metade não foi. O primeiro dia teve 51,5% de candidatos faltosos; o segundo dia foi de 55,3%.
  • 96 mil estavam confirmados para o Enem digital. O primeiro dia de prova teve 68% de abstenção, e o segundo dia, 71,3%. O número só não é recorde porque essa foi a primeira vez que o Enem aplicou uma versão digital da prova.

O Enem foi criado em 1998, para avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio. 

No ano de 2004, essa prova passou a ser usada para ingressar nas instituições de ensino superior. Já em 2010 foi integrado ao Sistema de Seleção Unificada (SISU).

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA