Rede estadual de ensino em SP vai antecipar férias escolares na fase roxa

De 15 a 28 de março os estudantes da rede estadual de ensino em SP estarão em “férias escolares”. As escolas devem ficar abertas apenas para fornecer a merenda escolar e retirada dos chips que ajudam o estudante a acessar as aulas remotas.

Rede estadual de ensino em SP vai antecipar férias escolares na fase roxa
Rede estadual de ensino em SP vai antecipar férias escolares na fase roxa (Foto: Google)

A longa história das voltas às aulas presenciais em São Paulo ganhou mais um capítulo essa semana.

Quando o governador, João Doria, criou a “fase emergencial” de enfrentamento à Covid-19. Umas das ações previstas nela é a antecipação do recesso escolar de abril e outubro.

“Nós não estamos fazendo lockdown em São Paulo. É a fase emergencial, mais restrita e mais dura, mas não é lockdown”, afirmou o governador.

Vale lembrar que esses recessos já eram previstos no calendário escolar, mesmo que em outras datas. Então não dele haver prejuízo ao que estava estabelecido.

“O que a gente está falando é que a fase vermelha na Educação, nós temos um decreto próprio e continuamos com as mesmas regras. Então se a escola precisar fazer um atendimento presencial, seja ela da rede estadual, da rede municipal, da rede privada, ela poderá fazer a atividade. Nós não estamos mudando a regra de até 35% das escolas”, afirmou o Secretário estadual de Educação, Rossieli Soares.

Rede estadual de ensino em SP com escolas fechadas?

Mesmo em recesso, as escolas continuarão abertas. O governo não determinou o fechamento das unidades municipais e particulares. Mas sugere que essa atitude seja tomada, a decisão final cabe ao município.

Nesse período a rede estadual, por exemplo, deve continuar a ofertar a merenda escolar e fazer a distribuição do material didático impresso e dos chips de dados.

“As escolas estaduais seguem abertas, porque temos estudantes que dependem da merenda para a segurança alimentar. E quem puder, neste momento, fique em casa. Assim, vamos reduzir a circulação de pessoas, melhorando as condições para o retorno das aulas presenciais, após o período de recesso”, destaca o Secretário estadual de Educação.

Durante esse recesso, mesmo sem aulas, o Centro de Mídias da Educação de SP (CMSP) vai reprisar as aulas que podem ser assistidas pelos canais da TV Educação e TV Univesp, além do aplicativo do CMSP.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.