Prefeitura de Teresina prorroga prazo de pagamento do IPTU até fim de 2021

Nesta segunda, 8, o prefeito de Teresina, Dr Pessoa (MDB) comunicou a prorrogação dos prazos de pagamento dos impostos municipais: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), COSIP (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública) e TCRD (Taxa de Serviços de Coleta, Transporte e Disposição Final de Resíduos Sólidos).

Prefeitura de Teresina prorroga prazo de pagamento do IPTU até fim de 2021
Prefeitura de Teresina prorroga prazo de pagamento do IPTU até fim de 2021 (Imagem Google)

O motivo da prorrogação dos prazos segundo o prefeito, é a situação atual da saúde pública no município em decorrência da pandemia do coronavírus. O prefeito avalia que a crise econômica causada pela pandemia reflete diretamente nas finanças das famílias teresinenses.

“É um momento difícil pelo qual as pessoas estão passado, portanto, reconhecemos a necessidade do elastecimento desse prazo até para que as pessoas possam adequar as suas finanças”, afirma o prefeito.

Agora os contribuintes podem pagar o tributo em cota única até o dia 31 de julho e os parcelamentos vão até 30 de dezembro. Confira:

Calendário IPTU Teresina

  • Cota única:  31 de julho de 2021
  • Cota 01:  31 de julho de 2021
  • Cota 02:  31 de agosto de 2021
  • Cota 03:  30 de setembro de 2021
  • Cota 04:  30 de outubro de 2021
  • Cota 05:  30 de novembro de 2021
  • Cota 06:  30 de dezembro de 2021

IPTU

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é o imposto direcionado a propriedades com construção no meio urbano.

O tributo é cobrado todos os anos de todos os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais nas cidades. Como o IPTU recai sobre a propriedade, o contribuinte deve pagar pelo número de imóveis em seu nome.

Como o IPTU recai sobre a propriedade, o contribuinte deverá o imposto em todos os imóveis que estejam em seu nome. Se for um, paga imposto só de um; se forem dez, paga imposto de dez -cada um com seu valor específico.

As regras para isenção do IPTU variam de cidade para cidade. Em algumas locais, os aposentados e pensionistas pagam menos. Outras dão isenção pelo valor da propriedade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.