Governo do Rio anuncia novas restrições nos comércios; veja o que abre e fecha

Novas medidas de isolamento social são aplicadas no Rio de Janeiro. Diante do crescimento no número de contaminados pela covid-19, a prefeitura municipal liberou um novo decreto determinando o funcionamento de uma série de serviços. Espaços como academias e centros de treinamento só poderão abrir as portas sob um regimento específico.

Governo do Rio anuncia novas restrições nos comércios; veja o que abre e fecha (Imagem: Google)
Governo do Rio anuncia novas restrições nos comércios; veja o que abre e fecha (Imagem: Google)

Diversas capitais do país voltaram a aderir as medidas mais restritas de isolamento social para evitar o contágio do novo coronavírus.

No Rio de Janeiro, mesmo com os altos índices de internações pela doença, a flexibilização de serviços como academias e centros de treinamento ainda permitem a realização das atividades. Já o comércio foi paralisado.

Atividades esportivas são incentivadas

De acordo com o último decreto implementado pela secretaria de saúde local, os estabelecimentos de cunho esportivos estão liberados para funcionamento “considerando a essencialidade da atividade para a manutenção dos níveis de saúde da população”.

Todavia, é preciso seguir ainda uma série de recomendações, sendo elas:

  • Limitação de clientes em metade da capacidade interna do estabelecimento
  • Adoção de práticas que incentivem os usuários a sempre sanitizarem os equipamentos de uso coletivo com solução de hipoclorito após a utilização.
  • Incentivar realizações de atividades em ambientes abertos.
  • Atividades físicas de grupo restritas a seis participantes, exceto para atletas de alto rendimento.
  • Obrigatoriedade ampliação do horário de funcionamento.

Funcionamento dos demais setores

Para quem atua no segmento de bares e restaurantes, as restrições são mais intensas. Os estabelecimentos só podem abrir as portas das 6h às 17h, sendo necessário respeitar o limite de ocupação de até 40%.

As mesmas exigências estão sendo aplicadas para as marcas que operam dentro de shoppings centers. Para esses, é válido ainda lembrar o funcionamento do Take Away (retirada) de alimentos que atualmente está proibido, porém o Delivery (entrega) segue permitido.

No que diz respeito aos espaços públicos como praças, praias, parques, ruas, entre outros, a circulação segue autorizada. Porém, atividades comerciais e de prestação de serviços como a venda do comércio ambulante e quiosques foram barrados.

Para o setor de eventos, festas privadas e atividades como rodas de samba, ainda não há previsão de retorno, o que significa que quaisquer movimentações de cunho artístico com indícios de aglomeração estão suspensas.

O mesmo se aplica para o funcionamento de casas de show, boates, feiras especiais, feiras de ambulantes e feirartes (artesanato), cancelados. Por fim, as feiras livres estão liberadas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.