Programa do Imposto de Renda 2021: Todas as opções para baixar sistema da Receita

Pontos-chave
  • O Imposto de Renda pode ser preenchido pelo computador e smartphone;
  • A declaração pré-preenchida pode ser acessada sem a necessidade de certificado digital a partir de 25 de março;
  • A entrega deve ser feita até dia 30 de abril.

Ao longo dos meses de março e abril, milhões de contribuintes não isentos deverão declarar o Imposto de Renda. Para realizar o envio da declaração, a Receita Federal oferece algumas opções de acesso do programa do Imposto de Renda 2021 pela internet.

Programa do Imposto de Renda 2021: Todas as opções para baixar sistema da Receita
Programa do Imposto de Renda 2021: Todas as opções para baixar sistema da Receita (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O período de entrega do Imposto de Renda 2021 começou no dia 1º de março. Os contribuintes não isentos podem enviar as informações até dia 30 de abril. A Receita Federal estima que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo previsto.

Caso o contribuinte atrase na entrega da declaração, será necessário pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com o valor mínimo de R$ 165,74 e valor máximo de 20% sobre o imposto devido.

Opções disponíveis do programa do Imposto de Renda 2021

Por meio do computador, o contribuinte pode baixar o Programa Gerador da Declaração pelo site da Receita Federal. O programa pode ser baixado de acordo com o sistema do computador — Windows, Linux (64-Bits), MacOS ou versão Multiplataforma.

Esta opção pode ser acessada pelo contribuinte que possui certificado digital por meio do centro virtual de atendimento (e-CAC) da Receita Federal.

A partir do dia 25 de março, a declaração pré-preenchida poderá ser realizada sem a necessidade de certificado digital. O acesso pode ser feito por quem possui conta no sistema unificado de sites do governo federal (gov.br).

A declaração também poderá ser acessada pelos aparelhos celulares, por meio aplicativo Meu Imposto de Renda. O programa está disponível nos sistemas Android e iOS.

Qual o melhor período para declarar o Imposto de Renda

O envio da declaração pode ser feito entre março e abril. Dessa forma, o contribuinte deve se programar para enviar dentro do período estipulado.

Em caso de possibilidade de recebimento da restituição, vale a pena entregar a declaração com antecedência. Dessa maneira, a declaração será processada antes e a liberação da restituição acontecerá antes.

O pagamento da restituição será feito em cinco lotes — do fim de maio ao fim de setembro.

O primeiro pagamento será feito dia 31 de maio. Cabe ressaltar que há algumas pessoas que possuem prioridade para receber a restituição no primeiro lote, como quem possui alguma deficiência física, mental ou doença grave.

Caso o recebimento aconteça com antecedência, o valor poderá ser com mais rapidez, conforme desejado pelas pessoas. Até ser devolvido ao contribuinte, o valor é corrigido pela taxa básica de juros, a Selic.

Como essa taxa está em uma mínima histórica, em 2% ao ano, a quantia pode ser direcionada em outras aplicações com melhores rendimentos.

A Receita Federal prevê pagamento de multa em caso de atraso na entrega da declaração do IR
A Receita Federal prevê pagamento de multa em caso de atraso na entrega da declaração do IR (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Quem deve declarar o Imposto de Renda 2021

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile