Imposto de Renda do casal precisa ser declarado junto ou separado? Descubra!

O período de entrega da declaração do Imposto de Renda começou e muitas dúvidas surgem neste momento. Para os casais é vantajoso declarar o IRPF em conjunto ou separadamente?. Isto vai depender da realidade de cada casal, de sua renda e despesas dedutíveis.

Imposto de Renda do casal precisa ser declarado junto ou separado? Descubra!
Imposto de Renda do casal precisa ser declarado junto ou separado? Descubra! (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Para saber a melhor maneira de declarar o IR, faça uma simulação de declaração em conjunto e em separado para verificar qual situação apresenta uma maior vantagem fiscal para o casal. 

Declaração em conjunto

Ao escolher a declaração em conjunto, um membro do casal será o titular da declaração e o outro será considerado dependente. A renda dos dois será somada, bem como as despesas dedutíveis previstas em lei, como os gastos com educação e saúde deles mesmos e de filhos.

A diferença entre as rendas e as despesas dos dois será a base de cálculo do IR anual. Será aplicada em cima deste valor, a tabela progressiva do Imposto de Renda. Do total apurado, também é deduzido todo o imposto retido na fonte em 2020, cuja informação é encontrada nos informes de rendimento de ambos.

Ao optar pela declaração em conjunto, o crescimento da renda familiar pode levar o IRPF para uma faixa de tributação mais elevada. Em contrapartida, ao juntar os gastos dedutíveis dos dependentes (cônjuge e filhos), a base de cálculo do IR poderá ser menor, resultando em menos imposto a pagar ou no aumento do valor da restituição.

Declaração em separado 

Quanto maior a renda tributável, maior costuma ser a necessidade de deduzir despesas para diminuir a base de cálculo do IR. Este é um ponto que o casal precisa se atentar.

Quando o casal opta por declarar o IR separadamente, cada membro preenche seu próprio formulário. Mas, o casal precisa decidir em qual declaração os filhos entrarão como dependentes. Eles não podem ser inseridos nas duas declarações.

Quando o casal possui mais de um filho, a Receita autoriza dividi-los entre as duas declarações para favorecer o casal.

Geralmente os salários de cada membro do casal é diferente e estão em alíquotas distintas da tabela do IR. Nesta situação, inclua os filhos (e suas respectivas despesas dedutíveis) na declaração do membro do casal que ganha mais, para obter um abatimento maior de imposto.

Quem pode declarar Imposto de Renda em conjunto

Segundo as regras da Receita Federal, podem declarar em conjunto:

  • Pessoas oficialmente casadas
  • Aqueles que vivem uma união estável há mais de cinco anos.
  • Casais com filhos em comum, independentemente do tempo de convivência ou se a relação é formal ou não.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.