Empréstimo consignado do INSS deve aumentar limite de crédito; saiba como contratar

A ampliação da margem consignável para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ser aprovada pela Câmara dos Deputados. Com isso, o limite de crédito do empréstimo consignado do INSS deve passar de 35% para 40% da renda.

Empréstimo consignado do INSS deve aumentar limite de crédito; saiba como contratar
Empréstimo consignado do INSS deve aumentar limite de crédito; saiba como contratar (Imagem: Google)

O aumento do limite de crédito no consignado para aposentados e pensionistas do INSS deve ser usado com sabedoria, para que os segurados não caiam em uma cilada e não afetar as despesas da casa e o sustento da família.

Além disso, os segurados têm apresentado muitas reclamações de golpes envolvendo o empréstimo consignado e assédio de empresas do mesmo ramo. Com isso, muitos tiveram empréstimos consignado do INSS liberados sem a solicitação.

Diante disso, o governo realizaram medidas e ações para evitar os golpes, como o bloqueio por 90 dias de benefícios recém-concedidos para a tomada de créditos com desconto direto na folha de pagamento do INSS e a criação da plataforma “Não Me Perturbe”.

Na plataforma, é possível registrar o número de telefone para bloquear o recebimento de chamadas de telemarketing. Porém, segundo o presidente da Aneps (Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País), Edison Costa, as medidas adotadas podem melhorar.

De acordo com Costa, a segurança poderia ser maior se as medidas de proteção fossem adotadas, principalmente, pelos próprios tomadores de crédito. Diante disso, ele aconselha a verificação da certificação do profissional que oferecendo o empréstimo.

A verificação pode ser através da consulta do CPF do agente de crédito no site da Central de Registros de Certificados Profissionais (CRCP). Caso o agente esteja autorizado a realizar a esse tipo de operação a plataforma irá informar.

“Hoje existem cerca de 300 mil correspondentes bancários cadastrados no Banco Central e praticamente todos possuem convênio para ofertar o crédito consignado, mas os funcionários que trabalham nesses estabelecimentos e realizam as operações precisam ser agentes de crédito certificados.”

Outra alerta para os segurados é que quem possui dados pessoais e número de telefone cadastrado na instituição financeira pode ter o empréstimo confirmado com apenas uma ligação, já que não é necessário enviar documento ou assinar contrato, já que os bancos já possuem tudo isso.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.