Os proprietários de veículos automotores do Rio de Janeiro agra podem parcelar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até 12 vezes no cartão de crédito da startup Zapay.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio de Janeiro permite que os proprietários de veículos paguem o IPVA em até três vezes, entre os meses de janeiro e março. Além disso, o contribuinte pode optar pelo pagamento em cota única, conseguindo desconto sobre o imposto.
Porém, este ano, os cariocas podem parcelar o débito em até 12 vezes no cartão de crédito pela Zapay. Essa novidade irá ajudar, principalmente, os cidadãos que estão passando por dificuldade financeira, principalmente diante da pandemia de Covid-19.
O CEO da Zapay, Callebe Mendes, afirmou que a ideia da empresa é ajudar as pessoas que precisam do carro ou moto para trabalhar, mas que, diante da pandemia, teve diminuição na renda e teve que optar pelo sustento da família.
Segundo Callebe, o pagamento do s débitos ligados ao Detran acabaram ficando de lado, diante de outras prioridades. Por isso, “o objetivo é desburocratizar os pagamentos de débitos de forma simples e facilitada, por meio do parcelamento”.
Lembrando que quem não paga o IPVA, não pode fazer o licenciamento do veículo e não pode circular com o transporte. Diante disso, ficar com o veículo atrasado só irá prejudicar, ainda mais, o rendimento familiar.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que for atuado conduzindo um veículo sem o licenciamento será multado, em m´dia, por R$ 293,47. Além disso, a infração é considerada gravíssima e, portanto, é retirado 7 pontos da CNH e o condutor tem o veículo apreendido.
O nome do proprietário do transporte também pode ser negativado e incluído na dívida ativa, gerando assim, juros e multos e com risco de perder o carro ou moto para o governo. A dívida ativa é um cadastro do Governo que reúne os dados dos cidadãos que possuem débitos no âmbito federal, estadual ou municipal.
IPVA 2021 RJ
Primeira parcela ou cota única:
- Placa com final 0 – 21 de janeiro
- Placa com final 1 – 22 de janeiro
- Placa com final 2 – 25 de janeiro
- Placa com final 3 – 26 de janeiro
- Placa com final 4 – 27 de janeiro
- Placa com final 5 – 28 de janeiro
- Placa com final 6 – 29 de janeiro
- Placa com final 7 – 1º de fevereiro
- Placa com final 8 – 2 de fevereiro
- Placa com final 9 – 3 de fevereiro.
Segunda parcela:
- Placa com final 0 – 22 de fevereiro
- Placa com final 1 – 23 de fevereiro
- Placa com final 2 – 24 de fevereiro
- Placa com final 3 – 25 de fevereiro
- Placa com final 4 – 26 de fevereiro
- Placa com final 5 – 1º de março
- Placa com final 6 – 2 de março
- Placa com final 7 – 3 de março
- Placa com final 8 – 4 de março
- Placa com final 9 – 5 de março
Terceira parcela:
- Placa com final 0 – 24 de março
- Placa com final 1 – 25 de março
- Placa com final 2 – 26 de março
- Placa com final 3 – 29 de março
- Placa com final 4 – 30 de março
- Placa com final 5 – 5 de abril
- Placa com final 6 – 6 de abril
- Placa com final 7 – 7 de abril
- Placa com final 8 – 8 de abril
- Placa com final 9 – 9 de abril