O que são carteiras digitais? Nova opção de pagamentos tem conquistado consumidores

Uma nova ferramenta que está conquistando os brasileiros são as chamadas carteiras digitais, que permitem que os clientes realizem o pagamento das compras por meio do celular, smartwatch ou algum dispositivo digital. Com a pandemia essa ferramenta ganhou ainda mais força, pois evita que os clientes encostem nas maquininhas.

O que são carteiras digitais? Nova opção de pagamentos tem conquistado consumidores
O que são carteiras digitais? Nova opção de pagamentos tem conquistado consumidores (Foto: Google)

A carteira é um aplicativo que armazena os dados de cartões de crédito, débito e em alguns casos até dinheiro para a realização de transições em lojas físicas e virtuais.

Como fazer pagamentos usando carteira digital?

A ferramenta pode ser usada para a realização de compras presenciais ou online, mas a forma de pagar muda de acordo com o tipo de compra.

Pagamento presencial

Esse tipo de pagamento pode ser feito de duas formas: aproximação ou por QR Code.

Com o QR Code não basta ter somente a carteira em seu dispositivo, o comércio em que está sendo realizada a compra deve aceitar a modalidade de pagamento. 

O pagamento por aproximação só pode ser realizado se a maquininha do estabelecimento aceitar o tipo de transação. Essa forma de pagamento é chamada de contactless.

Compras online

Nas compras online é preciso existir uma opção de pagar com carteira digital no site ou aplicativo da loja. 

Essa opção vai aparecer junto com as de  crédito, débito, boleto ou Pix. Vale destacar que quando o pagamento é feito com uma carteira digital, é necessário acessar a carteira no próprio navegador, escolher o cartão desejado e inserir o PIN para aprovar a compra.

Como usar as carteiras com segurança?

É preciso tomar cuidado ao usar essa ferramenta de pagamentos. Veja algumas dicas para evitar problemas:

  • Cadastre uma senha forte: muitas pessoas costumam usar a mesma senha em todos os cadastros, porém, caso seja descoberta será possível acessar qualquer conta do mesmo usuário. Sendo assim, evite usar senhas iguais e tente criar um código forte.
  • Autorize compras apenas quando o celular estiver desbloqueado: isso pode ser feito nas configurações das carteiras digitais e torna o fluxo de pagamento mais seguro para o cliente;
  • Caso seu celular seja roubado, bloqueie todos os seus cartões cadastrados: mesmo que o ladrão consiga acessar a carteira digital, ela não conseguirá pagar nada com o dinheiro que se encontra ali.