Você pode desistir de receber sua aposentadoria do INSS seguindo ESTE passo a passo

Segurados insatisfeitos com o valor de suas aposentadorias podem desistir do benefício para obter reajustes. Com a reforma da previdência validada em novembro de 2019, a população brasileira passou a obter uma série de dúvidas quanto a concessão dos benefícios do INSS. Entre os questionamentos, está a possibilidade de cancelamento dos salários. Entenda mais abaixo.

Você pode desistir de receber sua aposentadoria do INSS seguindo ESTE passo a passo (Imagem: Google)
Você pode desistir de receber sua aposentadoria do INSS seguindo ESTE passo a passo (Imagem: Google)

A desistência da aposentadoria pode ser feita por qualquer cidadão vinculado ao INSS. Normalmente, a decisão é tomada quando o segurado percebe que o valor de seu salário ficou abaixo do esperado, desejando contribuir mais para que na frente possa ter um benefício mais alto.

Conforme explica o advogado João Badari, do escritório Aith, Badari e Luchin, a solicitação de desistência é possível, mas é preciso ficar atento para que não resulte em prejuízos ainda maiores.

— É preciso fazer as contas, considerando os salários de contribuição posteriores a 1994, para verificar em quanto o benefício aumentaria se o segurado continuasse recolhendo ao INSS por mais alguns anos. Planejamento é fundamental para perceber se vale a pena fazer isso ou sacar o benefício enquanto continua trabalhando —explicou Badari.

Observações sobre o pedido de desistência

Ao optar pelo cancelamento da aposentadoria o cidadão não pode ter usufruído de seu salário. Ou seja, nenhum valor recebido pelo INSS deverá ter sido gasto. Para quem contribuiu com o salário mínimo, o advogado explica que é melhor sacar e manter o benefício, tendo em vista que não há correções.

Já para quem contribuiu acima da quantia, o cálculo deve ser feito levando em consideração os redutores do benefício. Antes da reforma, a redução era feita a partir da menor idade e tempo de contribuição.

Após a reforma, o INSS aplica um cálculo onde o valor do benefício é de 60% da média dos salários de contribuição, mais 2% por cada ano que ultrapassar 15 anos de recolhimento, para as mulheres, e 20 para os homens.

Como desistir da aposentadoria pelo Meu INSS

  • Conecte-se no Meu INSS através dos seus dados de login e a senha
  • Selecione o ícone “Agendamentos / Requerimentos” e, em seguida, em “Novo requerimento”
  • No guia de busca (lupa na parte superior da tela) clique em “Pesquisar” e escreva a palavra “Desistência”
  • Anexe documentos que comprovem que o benefício não foi sacado.

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.