Site gera boleto falso para pagamento do IPTU no RJ; veja como se proteger do golpe

Pelos mecanismos de busca, a Prefeitura do Rio de Janeiro identificou uma página patrocinada falsa que simula o portal Carioca Digital. Para tentar aplicar golpes na população que busca gerar boleto para pagamento do IPTU no RJ, a página fraudulenta tenta se passar por um endereço oficial do município.

Site gera boleto falso para pagamento do IPTU no RJ; veja como se proteger do golpe
Site gera boleto falso para pagamento do IPTU no RJ; veja como se proteger do golpe (Imagem: Reprodução)

Como forma de buscar enganar os usuários, a página falsa — cariocadigital.org — utiliza um endereço e identidade visual parecida com o site oficial da prefeitura do Rio — carioca.rio.

Neste ano, a Prefeitura do Rio enviou a guia de pagamento do IPTU em um novo formato. Este novo documento possui formato carta e com folha única.

A guia possui dois códigos de barra: uma para o pagamento em cota única, e outra para o pagamento da primeira parcela.

Caso o contribuinte tenha optado pelo pagamento parcelado, será preciso gerar as cotas no portal Carioca Digital. Para emitir o boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sem riscos, os contribuintes devem verificar atentamente o endereço correto do site.

Para isso, o morador deverá informar o número da inscrição do IPTU. Esta informação pode ser encontrada nas guias enviadas nos anos anteriores. Vale ressaltar que, no carnê físico, o número “3659” presente no segundo trecho do código de barras é uma maneira de identificação do boleto correto.

Como forma de evitar problemas pelo site falso, a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria de Fazenda e Planejamento e a IplanRio tomaram as medidas necessárias para que o site seja retirado do ar.

Para identificar os responsáveis pelo crime, os órgãos realizaram uma denúncia na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI). Os golpistas criaram o site com o propósito de roubar dados pessoais das vítimas e gerar falsos boletos de pagamento.

Datas de pagamento do IPTU no RJ

  • 1ª cota: 5 de fevereiro
  • 2ª cota: 5 de março
  • 3ª cota: 8 de abril
  • 4ª cota: 7 de maio
  • 5ª cota: 8 de junho
  • 6ª cota: 7 de julho
  • 7ª cota: 6 de agosto
  • 8ª cota: 8 de setembro
  • 9ª cota: 7 de outubro
  • 10ª cota: 8 de novembro

Para descobrir mais informações relacionadas ao imposto, basta verificar as informações presentes no portal Carioca Digital.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.