Seguro-desemprego terá MENOS parcelas por causa de cortes no salário do funcionário

Trabalhador brasileiro tem valor do seguro-desemprego reajustado. Com a criação da medida provisória (MP) 936, alguns benefícios para quem atua enquanto CLT serão modificados. Além de ter o décimo terceiro reduzido, a população pode ainda sofrer uma diminuição nas parcelas ofertadas para quem é demitido sem justa causa.

Seguro-desemprego terá MENOS parcelas por causa de cortes no salário do funcionário (Imagem: Google)
Seguro-desemprego terá MENOS parcelas por causa de cortes no salário do funcionário (Imagem: Google)

O seguro desemprego nada mais é do que uma espécie de salário ofertado para o cidadão demitido sem justa causa. De responsabilidade financeira do governo federal, ele pode ser ofertado entre 3 e até 5 meses a depender da renda declarada na carteira de trabalho do servidor.

Como a MP 936 altera o valor do seguro-desemprego

Desenvolvida como uma forma de garantir a manutenção do mercado de trabalho nos tempos de pandemia, a MP 936 permite uma série de alterações nos direitos trabalhistas. Seu impacto no seguro desemprego ocorre a partir do momento em que o cidadão tem o valor mensal de seu salário alterado, diante da redução de jornada.

Mesmo que o acordo seja feito temporariamente e na sequência haja a normalidade do contrato, o cálculo do seguro desemprego deverá levar em consideração a média salarial recebida ao longo dos últimos meses de ofício.

Isso implica dizer que, quanto maior for o corte de salário, maior será a probabilidade de haver uma diminuição nas parcelas do seguro.

É válido ressaltar ainda que a MP, atualmente, encontra-se em novo período de edição, sugerindo que os acordos permitam a renegociação do benefício.

O que diz o ministério da economia

De acordo com Paulo Guedes, a prorrogação da MP será necessária para garantir uma redução nos índices de desemprego no país. Ele explicou que a ideia é que o empregado passe a antecipar o valor do seguro desemprego ao servidor para compensar as possíveis perdas salariais ao longo da pandemia.

Porém, sendo demitido sem justa causa não haveria a concessão da quantia total do benefício.

Para quem tinha o direito de receber até quatro parcelas, por exemplo, o governo permitirá a antecipação de duas parcelas. Ou seja, quando demitido o trabalhador só receberá mais novas duas rodadas.

A proposta ainda deve ser validada pelos demais representantes políticos e até o momento não tem previsão exata de implementação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.