Vagas para Jovem Aprendiz abertas! Prefeitura do RJ divulga oportunidades

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda anunciou ontem, quarta-feira (3), à abertura para vagas de Jovem Aprendiz no estado do Rio de Janeiro. As vagas são para trabalhar no setor bancário.

Vagas para Jovem Aprendiz abertas! Prefeitura do RJ divulga oportunidades
Vagas para Jovem Aprendiz abertas! Prefeitura do RJ divulga oportunidades (Imagem: Reprodução Portal FDR)

Quem pode participar da seleção para Jovem Aprendiz?

Às vagas são destinadas para os jovens de baixa renda com às suas famílias cadastradas no Bolsa Família ou no CadÚnico, do Governo Federal. A renda mensal da família precisa ser no máximo R$ 550,00.

Além disso, o jovem precisa estar matriculado em alguma unidade de ensino na rede pública no período matutino ou noturno. Os estudantes que são bolsistas 100% da rede privada também pode participar. Os estudantes precisam ter de 15 a 16 anos e 10 meses e matriculados a partir do 9º ano.

Como se inscrever?

A inscrição é feita pelo telefone no número 2233-4836 ou 2263-1422, das 9h às 17h de segunda à sexta-feira. Na ligação será necessário agendar um horário para entrega da documentação comprobatória.

As documentações necessárias são:

  •  Documento de identidade;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração escolar de 2021;
  • Boletim escolar do ano anterior;
  • Extrato do Bolsa Família e Carteira de Trabalho, do candidato e dos familiares que moram com o estudante.

Jovem Aprendiz

O secretário do Rio de Janeiro, Jorge Felippe Neto, comentou que tem dedicado o seu tempo na busca de novas vagas para os estudantes.

Ele disse que uma das suas prioridades na sua função desde quando assumiu o cargo é de ampliar o acesso ao primeiro emprego dos jovens.

Os jovens foram os que mais sofreram com a recessão e a crise de empregabilidade. Essa é uma medida fundamental não só para o presente, mas para o futuro, pensando na formação e capacitação de novos profissionais. Seremos agentes dessa transformação e queremos que os jovens vejam a Secretaria como aliada nessa busca”, disse o secretário.

O programa Jovem Aprendiz está baseado na Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/200). Essa lei determina que todas as empresas de médio e grande porte devem contratar jovens de 14 a 24 anos na condições de aprendizes.

O contrato de trabalho tem duração de 2 anos. Paralelo a isso, os jovens têm curso de formação combinando a teoria e prática de acordo com a empresa na qual presta serviço.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!