Cartão alimentação escolar foi prorrogado no Distrito Federal; confira novo prazo

Famílias terão mais 30 dias para gastar o crédito do cartão Alimentação Escolar e Alimentação Creche. Nessa semana, o governo do Distrito Federal informou que estará prorrogando o prazo de utilização dos recursos destinados a manutenção da feira de crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Abaixo, entenda o funcionamento e novos prazos.

Cartão alimentação escolar foi prorrogado no Distrito Federal; confira novo prazo (Imagem: Google)

Com as escolas públicas fechadas, o governo do Distrito Federal passou a conceder uma espécie de cartão alimentação para crianças e adolescentes que dependem da merenda para se nutrir. Inicialmente, a utilização dos recursos se encerraria em 12 de fevereiro, mas acabou sendo postergado para março. 

De acordo com os últimos informes concedidos pela gestão federal, a população terá até 14 de março para poder fazer as compras utilizando o cartão. Cada dispositivo têm um crédito específico de acordo com a quantidade de alunos.

Distribuição do cartão alimentação

Ao todo, a região contou com a entrega de há 6.251 cartões Alimentação Escolar que ainda não foram utilizados, totalizando uma despesa de R$ 7.578.560,78. Já o benefício creche foi de 341 cartões, com um orçamento total de R$ 407.954,27.

Verificação dos créditos

Para quem quiser se informar sobre os valores presentes no cartão basta ligar para 3029-8440 ou baixar o aplicativo BRB Card Pré-pago. É importante ressaltar que os dispositivos foram entregues exclusivamente para os responsáveis dos alunos da rede pública.

O processo de cadastramento e repasse foi feito de acordo com os centros de ensino individualmente. Cada familiar foi convocado a comparecer até a unidade de atendimento e solicitar o cartão.

Distribuição da merenda em tempos de covid

Diante da permanência do novo coronavírus, ainda não se sabe se o governo deverá renovar a proposta. Com as escolas ainda paralisadas, os gestores deverão se reunir para definir como ficará o repasse da merenda ao longo das próximas semanas.

É válido ressaltar que a iniciativa vem sendo adotada também em outros estados, como Pernambuco, onde os alunos da rede pública receberam cestas básicas para garantir o direito a alimentação.

Em São Paulo, o governador João Doria também garantiu a liberação de recursos para os jovens e crianças, juntamente com demais estados como o Rio de Janeiro, entre outros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.