Guedes estuda criação de programa de renda ligado aos dividendos da Petrobras

O ministro da economia, Paulo Guedes afirmou que o governo federal planeja criar um programa de transferência de renda ligada aos dividendos da Petrobras. A ideia seria de distribuir parte do lucro da estatal à parcela mais pobre da população.

Guedes estuda criação de programa de renda ligado aos dividendos da Petrobras
Guedes estuda criação de programa de renda ligado aos dividendos da Petrobras (Imagem: Edu Andrade/ME)

Paulo Guedes alegou que o governo possuí interesse em pegar os dividendos da Petrobras e entregar uma parte ao povo brasileiro. A declaração foi feita no podcast Primocast, divulgado nesta terça-feira (2).

Segundo ele, há um grupo de pessoas que afirma que “o petróleo é nosso” e, por isso, a ideia seria de pegar uma parte para os mais pobres. Guedes afirma que “ou paga dividendos para os mais pobres, ou vende”. Em seguida, ele alega que a Petrobras “não pode ficar dando prejuízo”.

Desde o ano passado, Guedes já tem comentado sobre o interesse em criar um fundo com cotas do capital de estatais que que estariam nos planos de privatização do governo. Ao longo dos anos, este projeto faria com que as estatais destinassem uma parcela do lucro para o fundo.

O ministro declarou que as privatizações estão muito atrasadas. Da mesma forma, ele entende que a proposta de reforma tributária do governo está em atraso. Ele afirma que a abertura comercial travou com a pandemia de covid-19, mas que o governo abrirá novamente.

Guedes afirma que sai do governo se mostrarem que ele está “fazendo algo muito errado”

Durante a gravação, Guedes ainda comentou sobre a sua permanência. Ele ressaltou que deixa o cargo se alguém mostrar que ele estaria “fazendo algo muito errado”. Ele diz ainda que se estiver conseguindo ajudar o país, fazendo as coisas que acredita, deve continuar no cargo.

Segundo o ministro, o que o tiraria seria a perda da confiança do presidente e a ida para o caminho errado. No entanto, ele alega que isso não aconteceu. Ele indica que tem recebido apoio do presidente e do Congresso “para ir na direção certa”.

Ao longo do programa, Paulo disse que ele entrou no governo com a ideia de que teria apoio do presidente para realizar mudanças. Segundo ele, o presidente também quer mudanças, de forma a aproximar os dois.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.