Reaplicação da prova do ENEM 2020 tem 72% de desistência, diz INEP

O ENEM 2020 apresentou altos índices de abstenções, atém mesmo em sua reaplicação da prova. Ao todo, 72,2% dos candidatos que solicitaram ou tinham direito a reaplicação não compareceram aos locais de prova.

Reaplicação da prova do ENEM 2020 tem 70% de desistência, diz INEP
Reaplicação da prova do ENEM 2020 tem 70% de desistência, diz INEP (Imagem: Google)

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 foi um grande desafio para os estudantes brasileiros, pois aconteceu em plena pandemia.

As provas foram adiadas, o número de candidatos em cada sala foi reduzido, candidatos impedidos de participar devido a superlotação, problemas no sistema na versão Digital.

Todo um estado com suspensão das provas, estudantes com doenças infectocontagiosas impedidos de participar da aplicação regular. Esses foram alguns problemas encontrados no ENEM 2020.

Foi pensando exatamente em possibilitar que esses problemas não impedissem os estudantes de ingressar no ensino superior, que o MEC autorizou a reaplicação, marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro.

Reaplicação do ENEM 2020

A terceira rodada de aplicação do exame foi composta da reaplicação mais a aplicação do ENEM PPL (para pessoas que cumprem medidas socioeducativas) e a aplicação das provas para o estado do Amazonas e duas cidades de Rondônia.

A reaplicação do ENEM 2020 aconteceu no Distrito Federal e em mais 1.503 municípios espalhados pelo Brasil.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, no primeiro dia, 63.468 estudantes fizeram as provas e no segundo, 64.213.

As provas foram aplicadas em versão impressa, mesmo para quem havia se inscrito para o piloto do Enem Digital.

O então presidente do Inep, Alexandre Lopes, exonerado do cargo recentemente, falou em nota que: “Conseguimos fazer a prova regular, a digital e a reaplicação. Foi bastante difícil. Nós tivemos várias alterações em relação ao que normalmente fazemos”.

Ficaram de fora da aplicação apenas 753 inscritos no município de Boca do Acre. Que não conseguiram realizar a prova devido a problemas de logística.

Resultados do ENEM 2020

Ao todo, tivemos 4 aplicações de provas, Digital, Impressa, PPL e Reaplicação. Os resultados de todas elas devem ser divulgados no mesmo dia, 29 de março.

Com a nota, é possível se inscrever em programas como o FIES, Prouni e SiSU.

Acompanhe nossa editoria de Carreiras no FDR e fique bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.