Prova de vida vai voltar! Veja como INSS organizou calendário de obrigatoriedades

Pontos-chave
  • Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória;
  • Órgão libera calendário para a atualização daqueles que estavam em atraso;
  • Procedimento pode ser feito presencialmente ou online.

Prova de vida pelo INSS volta a ser obrigatória para os brasileiros. Na última sexta-feira (26), o Instituto Nacional do Seguro Social informou que estará retornando o bloqueio dos benefícios daqueles que não atualizarem seus cadastros anualmente. O procedimento tinha sido suspendido por causa da pandemia do novo coronavírus, mas já voltou a funcionar. Acompanhe.

Prova de vida vai voltar! Veja como INSS organizou calendário de obrigatoriedades (Imagem: reprodução/google)

A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório para que os aposentados e pensionistas permanecem recebendo seus salários. Basicamente ela consta na apresentação do cidadão em alguma instituição bancária com o documento de identificação pessoal em mãos.

Com a pandemia do novo coronavírus, a atividade tinha sido suspensa para evitar aglomerações e riscos de contágio, tendo em vista que os idosos são considerados grupo de risco da doença. No entanto, quase um ano depois da paralisação o serviço voltará a ser feito.

Como fazer a prova de vida

Atualmente é possível fazer a prova de vida de duas formas. A primeira, considerada a modalidade tradicional, implica na necessidade de o segurado ir até uma agencia bancária onde esteja vinculado e apresentar um documento oficial com foto.

Para os doentes e debilitados, o INSS permite ainda que seja enviado um portador legal. Nesse caso, o parente precisa estar devidamente registrado na plataforma do INSS como um responsável e apresentar no banco seu documento e o documento do segurado.

A outra forma de realização da prova de vida é a digital. Ainda em projeto piloto, o procedimento vem sendo realizado através do aplicativo Meu INSS, por meio da leitura facial. Por ser ainda um teste, o INSS vem enviando sms convocando grupos específicos para fazer a atualização online.

A previsão é de que a digitalização pilota seja encerrada em breve e a partir de maio todos os segurados consigam ter acesso.

Calendário da prova de vida pelo INSS

Para quem estava com o benefício já vencido, o órgão criou um cronograma estendendo o tempo de renovação. O segurado sem a atualização desde antes de a chegada da pandemia já teve o benefício cancelado. Porém aqueles que a partir de março e abril de 2020 não puderam mais fazer o procedimento devem seguir as datas abaixo:

Mês em que a prova de vida venceu Novo prazo para a prova de vida
mar e abr/2020 mai/21
mai e jun/2020 jun/21
jul e ago/2020 jul/21
set e out/2020 ago/21
nov e dez/2020 set/21
jan e fev/2021 out/21
mar e abr/2021 nov/21

Risco de cancelamento

É importante ressaltar que quem ficar de fora do cadastro terá o benefício cancelado. De acordo com o INSS, milhares de segurados entraram no pente fino e tiveram o pagamento suspendo devido a falta de atualização dos documentos.

Uma vez suspenso, o cidadão deve entrar com uma solicitação administrativa no INSS para ter o benefício novamente analisado e assim verificar se é possível ou não fazer uma nova concessão. O órgão solicita que todos fiquem atentos das datas acima para evitar entraves.

Prova de vida vai voltar! Veja como INSS organizou calendário de obrigatoriedades (Imagem: reprodução/google)

Bancos em contato

Para evitar o esquecimento as instituições bancárias estão atuando em parceria com o INSS. Os agentes vêm ligando para os segurados solicitando que eles compareçam até as agencias para fazer suas atualizações.

Com a pandemia ainda em circulação, o grupo passa a ter horário prioritário. Além disso, estão sendo aplicadas medidas sanitárias, como a utilização obrigatória de mascaras, distanciamento social e álcool em gel a disposição.

É importante ressaltar que no caso do atendimento nos bancos não é preciso fazer agendamento prévio para ser atendido.

Demais informes do INSS

O órgão vem ainda trabalhando, ao longo das próximas semanas, para finalizar o cadastramento daqueles que estão realizando a prova de vida online. A ideia é de que todos os segurados logados no Meu INSS passem a ter acesso ao serviço online.

Para quem reside fora do Brasil, mas vem recebendo salários da previdência, a chamada digital também ficará disponível em breve. O grupo ainda tem o direito de enviar um titular como responsável legal para finalizar o serviço.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.