Prova de vida do INSS precisa ser feita o quanto antes! Saiba detalhes

Você sabe o que é a prova de vida do INSS? Trata-se de uma exigência que determina ao segurado que recebe auxílios, a comprovação anual da sua vitalidade. A ação tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos e possui um prazo para execução.

Prova de vida do INSS precisa ser feita o quanto antes! Saiba detalhes
Prova de vida do INSS precisa ser feita o quanto antes! Saiba detalhes

Segundo o instituto, ao final dos 12 meses da última comprovação salarial, é preciso atualizar as documentações em seu sistema.

Leia também: Aposentadorias do INSS são principal alvo de crise no sistema

O procedimento pode ser feito nas unidades bancárias ou, em caso de pessoas debilitadas e acima dos 80 anos, por meio do atendimento especial.

Para isso, o contribuinte ou seu responsável deve realizar um agendamento no site do próprio INSS.

Ao acessar o portal, é preciso ir até a opção ‘Agendamentos/Requerimentos’, em seguida clicar em ‘Novo Requerimento’ e digitar na busca prova de vida: o resultado mostrará a opção ‘Realizar Prova de Vida (situação excepcional – atendimento presencial) e escolher a opção mais adequada, dificuldade de locomoção ou maior de 80 anos.

Pontos de atendimento para prova de vida do INSS

  • Visita domiciliar ou hospitalar

No caso daqueles que não têm condições de ir até o banco para fazer a prova de vida do INSS, há a chance comprovação de vida por meio de uma solicitação para que o procedimento seja feito por um servidor do órgão.

Nesse caso, será realizada pesquisa externa pelo INSS, agendada pela Central 135 ou pelo Meu INSS.

O segurado precisar comprovar, por meio de atestado ou declaração médica, que está com vida. Caso a solicitação seja feita pelo Meu INSS, é preciso inserir a documentação por meio de arquivos em anexos. Se o beneficiário fizer pelo 135, deverá agendar uma visita para que apresente os registros solicitados.

  • No Banco

Para aqueles que estão em plenas condições físicas, é preciso ir até o banco onde recebe seu benefício e atualizar os dados. Basta apresentar um documento oficial com foto a um dos funcionários e informar que foi comprovar vida para o INSS.

Algumas agências contam já com o serviço de biometria digital, de modo que agilize ainda mais o processo. Na sequência, as instituições financeiras informam ao INSS que o procedimento foi realizado, comprovando a existência do assegurado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.