Prova de vida do INSS precisa ser feita o quanto antes! Saiba detalhes

Você sabe o que é a prova de vida do INSS? Trata-se de uma exigência que determina ao segurado que recebe auxílios, a comprovação anual da sua vitalidade. A ação tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos e possui um prazo para execução.

Prova de vida do INSS precisa ser feita o quanto antes! Saiba detalhes
Prova de vida do INSS precisa ser feita o quanto antes! Saiba detalhes

Segundo o instituto, ao final dos 12 meses da última comprovação salarial, é preciso atualizar as documentações em seu sistema.

Leia também: Aposentadorias do INSS são principal alvo de crise no sistema

O procedimento pode ser feito nas unidades bancárias ou, em caso de pessoas debilitadas e acima dos 80 anos, por meio do atendimento especial.

Para isso, o contribuinte ou seu responsável deve realizar um agendamento no site do próprio INSS.

Ao acessar o portal, é preciso ir até a opção ‘Agendamentos/Requerimentos’, em seguida clicar em ‘Novo Requerimento’ e digitar na busca prova de vida: o resultado mostrará a opção ‘Realizar Prova de Vida (situação excepcional – atendimento presencial) e escolher a opção mais adequada, dificuldade de locomoção ou maior de 80 anos.

Pontos de atendimento para prova de vida do INSS

  • Visita domiciliar ou hospitalar

No caso daqueles que não têm condições de ir até o banco para fazer a prova de vida do INSS, há a chance comprovação de vida por meio de uma solicitação para que o procedimento seja feito por um servidor do órgão.

Nesse caso, será realizada pesquisa externa pelo INSS, agendada pela Central 135 ou pelo Meu INSS.

O segurado precisar comprovar, por meio de atestado ou declaração médica, que está com vida. Caso a solicitação seja feita pelo Meu INSS, é preciso inserir a documentação por meio de arquivos em anexos. Se o beneficiário fizer pelo 135, deverá agendar uma visita para que apresente os registros solicitados.

  • No Banco

Para aqueles que estão em plenas condições físicas, é preciso ir até o banco onde recebe seu benefício e atualizar os dados. Basta apresentar um documento oficial com foto a um dos funcionários e informar que foi comprovar vida para o INSS.

Algumas agências contam já com o serviço de biometria digital, de modo que agilize ainda mais o processo. Na sequência, as instituições financeiras informam ao INSS que o procedimento foi realizado, comprovando a existência do assegurado.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.