Prova de vida do INSS precisa ser feita o quanto antes! Saiba detalhes

Você sabe o que é a prova de vida do INSS? Trata-se de uma exigência que determina ao segurado que recebe auxílios, a comprovação anual da sua vitalidade. A ação tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos e possui um prazo para execução.

Prova de vida do INSS precisa ser feita o quanto antes! Saiba detalhes
Prova de vida do INSS precisa ser feita o quanto antes! Saiba detalhes

Segundo o instituto, ao final dos 12 meses da última comprovação salarial, é preciso atualizar as documentações em seu sistema.

Leia também: Aposentadorias do INSS são principal alvo de crise no sistema

O procedimento pode ser feito nas unidades bancárias ou, em caso de pessoas debilitadas e acima dos 80 anos, por meio do atendimento especial.

Para isso, o contribuinte ou seu responsável deve realizar um agendamento no site do próprio INSS.

Ao acessar o portal, é preciso ir até a opção ‘Agendamentos/Requerimentos’, em seguida clicar em ‘Novo Requerimento’ e digitar na busca prova de vida: o resultado mostrará a opção ‘Realizar Prova de Vida (situação excepcional – atendimento presencial) e escolher a opção mais adequada, dificuldade de locomoção ou maior de 80 anos.

Pontos de atendimento para prova de vida do INSS

  • Visita domiciliar ou hospitalar

No caso daqueles que não têm condições de ir até o banco para fazer a prova de vida do INSS, há a chance comprovação de vida por meio de uma solicitação para que o procedimento seja feito por um servidor do órgão.

Nesse caso, será realizada pesquisa externa pelo INSS, agendada pela Central 135 ou pelo Meu INSS.

O segurado precisar comprovar, por meio de atestado ou declaração médica, que está com vida. Caso a solicitação seja feita pelo Meu INSS, é preciso inserir a documentação por meio de arquivos em anexos. Se o beneficiário fizer pelo 135, deverá agendar uma visita para que apresente os registros solicitados.

  • No Banco

Para aqueles que estão em plenas condições físicas, é preciso ir até o banco onde recebe seu benefício e atualizar os dados. Basta apresentar um documento oficial com foto a um dos funcionários e informar que foi comprovar vida para o INSS.

Algumas agências contam já com o serviço de biometria digital, de modo que agilize ainda mais o processo. Na sequência, as instituições financeiras informam ao INSS que o procedimento foi realizado, comprovando a existência do assegurado.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Prova de vida do INSS precisa ser feita o quanto antes! Saiba detalhes

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA