Aposentadorias do INSS são principal alvo de crise no sistema

A crise do sistema do Instituto Nacional do Seguro Social segue prejudicando milhares de brasileiros que desejam solicitar seus benefícios. Entre os mais afetados, estão as aposentadorias do INSS. Segundo dados do próprio Instituto, das 2 milhões de pessoas que aguardam a aprovação de seus auxílios, 1,4 milhões realizaram pedidos de aposentadoria, o que equivale a 74% do total.

Aposentadorias do INSS são principal alvo de crise no sistema
Aposentadorias do INSS são principal alvo de crise no sistema

O instituto está enfrentando essa crise desde o fim do ano passado, após a aprovação da reforma da previdência, no dia 13 de novembro. Acontece que seu sistema digital ainda não está funcionando de acordo com as novas regras, o que impossibilita o registro de cadastros.

Leia também: Força tarefa do INSS vai intensificar serviço contra paralização

Além disso, há também problemas recorrentes quanto ao balanço gerado pela Dataprev. A empresa é responsável por fazer um relatório com os dados de todos os segurados do INSS.

Entretanto, a documentação, que vem sendo realizada desde 2018, ainda não foi finalizada, atrasando ainda mais a atualização do sistema.

Visando resolver tais problemas, o governo federal anunciou algumas medidas de contenção para ajudar a regularizar seu serviço de pedido de aposentadorias do INSS, auxílio doença, salário maternidade e mais.

Para isso, está se avaliando a possibilidade de contratar uma empresa terceirizada, responsável por ajudar a cadastrar as informações dos segurados no sistema.

Ao contratar terceirizados, o instituto permitiria que seus funcionários ficassem livres para poder trabalhar na análise dos benefícios.

Além disso, será ampliado também o orçamento destinado ao instituto para que o mesmo possa pagar bonificações aos seus servidores por tempo de trabalho.

O plano de ação está baseando em uma espécie de força-tarefa, de modo que possa reduzir absurdamente o número de pessoas nas filas de espera dos benefícios.

Segundo a lei, o prazo máximo para ter um pedido aprovado deve ser de até 45 dias. Entretanto, atualmente a trabalhadores esperando por mais de 120 dias.

Reajuste nas aposentadorias do INSS

Nessa sexta-feira (10), espera-se um anuncio que informará o reajuste dos salários do INSS para 2020. Os valores deverão ser modificados tendo em vista que o país agora conta com um novo piso salarial de R$ 1.039.

Com isso, cerca de 11,5 milhões de pensões e pagamentos serão modificados. O cálculo levará em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.