Governo lança cartilha com dicas de educação financeira para aposentados e pensionistas

Na última quinta-feira (18), a Secretaria de Previdência lançou uma cartilha de educação financeira para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Governo lança cartilha com dicas de educação financeira para aposentados e pensionistas
Governo lança cartilha com dicas de educação financeira para aposentados e pensionistas (Foto: Google)

De acordo com o governo, o material foi elaborado para evitar que os idosos fiquem endividados e auxiliar na tomada das decisões mais conscientes com o seu dinheiro.

Dentro da cartilha, os idosos encontram temas como formas de acesso ao INSS, modalidade de crédito e a prevenção contra golpes e fraudes. Assim como as informações sobre os direitos da pessoa idosa.

Essa é uma iniciativa da Secretaria de Previdência, que participou da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, promovida em novembro do ano passado, como parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira.

No capítulo “Dívidas e superendividamento: como evitar”, os leitores vão aprendendo a identificar situações de abuso financeiro por parte de familiares e a denunciar esses abusos.

No capítulo que é destinado para o empréstimo consignado, os idosos entendem melhor como esse crédito funciona e quais os riscos envolvidos na transação.

Assim como portabilidade, para os casos em que são cobradas taxas de juros pelo banco onde a dívida foi feita está muito alta.

Antecipação 13° salário para aposentados e pensionistas

O adiantamento da primeira parcela do 13º salário no final do próximo mês. Com isso, a expectativa é que o pagamento seja realizado na folha mensal dos benefícios, ou seja, por meio do calendário, assim os beneficiários vão receber a partir de 25 de março.

Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical (Sindnapi), o pedido de antecipação foi realizado em janeiro. 

Os representantes dos aposentados acreditam que o benefício não será pago neste mês, como havia sido dito no começo. Isso, pois o INSS já começou a processar a folha de pagamento deste mês.

A intenção do adiantamento é minimizar os efeitos da crise econômica que acabou sendo agravada por conta da pandemia do novo coronavírus.

Quem poderá receber o 13º antecipado?

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

Quando vou receber o benefício?

Os segurados podem saber as datas de pagamento do benefício ao longo do ano ou as datas das quais vai precisar ir nas agências bancárias para retirar os valores.

As datas são de acordo com o valor que será recebido e o número final do benefício, sem levar em consideração o dígito. Sendo assim, se o número é 123.456.789 – 0, desconsidere o 0 que é o dígito, o número final é 9.

Recebem primeiro os beneficiários que ganham até um salário mínimo, que hoje está no patamar de R$1.100.

Aqueles que ganham mais que o piso nacional, recebe em datas diferentes. Caso o dia do pagamento cair em um feriado, o depósito será feito no dia útil seguinte.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!