A assessoria do Banco do Brasil informou que um processo seletivo estava previsto para ser divulgado em janeiro, mas aconteceram atrasos. No entanto, o governo já começou a elaborar o edital para o concurso do Banco do Brasil que vai acontecer ainda este ano de 2021.
O edital terá 120 vagas na área de TI, o salário inicial será no valor de R$ 3,8 mil e outros benefícios. A intenção é que o edital seja publicado até o final de fevereiro.
Novo concurso do Banco do Brasil
Esse concurso público começou a ser idealizado no mês de janeiro de 2020. Naquela ocasião, o ex-presidente do Banco, Rubem Novaes, informou sobre o projeto de estudos para um novo concurso em andamento.
Ele até chegou a confirmar que a área de interesse era tecnologia e inovações, pois os últimos concursos realizados foram voltados apenas para escritório.
Em novembro, o banco possuía cerca de 100.343 funcionários nas mais diversas escalas e condições.
Dentre esses funcionários estão: empregados efetivos; concursados; empregados que possuem cargos, empregos ou função comissionada; reintegrados; contratados por prazo determinado; com licença por doença; ou qualquer outro motivo de afastamento, como empregados cedidos e requisitados.
Processo seletivo
O concurso possui quatro etapas:
- A primeira é de avaliação de conhecimento, que ocorre através de prova objetiva com caráter classificatório e eliminatório.
- A segunda é uma prova de redação com características eliminatórias.
- A terceira é a análise das declarações dos candidatos pardos(as) e pretos(as), de acordo com o que está detalhado no edital.
- Na última fase, será realizado o procedimento de admissão com perícia médica, que também pode eliminar o candidato.
Banco do Brasil
O banco foi fundado no dia 12 de outubro de 1808, sendo a primeira instituição bancária a operar no país.
O BB é sediado em Brasília (DF), mas possui presença física em 23 países ,por meio de uma rede de 1.039 bancos correspondentes, alcançando 140 países.
Com isso, é o banco brasileiro que conta com a maior rede própria de atendimento no exterior.
A atuação do Banco no exterior está apoiada em três formas: a existência de comunidades de brasileiros; a internacionalização de companhias nacionais e a expansão das relações comerciais do Brasil com o mundo.