UEPG adia provas do vestibular e seleção no PSS; entenda o motivo

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) informou na manhã de ontem, quinta-feira (25), que as provas do vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2020 estão suspensas, devido ao atual cenário da pandemia de Covdi10 no estado do Paraná.

UEPG adia provas do vestibular e seleção no PSS; entenda o motivo

Essa é a segunda fez que a UEPG adia o vestibular e o PSS 2020 devido à pandemia.

Diante disso, a Universidade Estadual de Ponta Grossa já definiu novas datas para os dois processos seletivos, porém, caso continue o caos na contaminação por COVID-19 no estado, elas podem ser alteradas novamente.

Vestibular UEPG

O processo seletivo para o ingresso ao ensino superior da Universidade Estadual de Ponta Grossa iria acontecer na segunda semana do mês de março, mais especificamente, entre os dias 07 (domingo) e 08 (segunda-feira).

Porém, com o aumento dos indicadores de contaminação e mortes por Covid, a universidade decidiu adiar as datas para o dia 02 (domingo) e 03 (segunda-feira) de maio. O adiamento, como é possível perceber, é de quase dois meses.

A expectativa da UEPG é que nas datas marcadas já seja possível aplicar as provas, com menos risco de contaminação, mesmo que tenha que ser seguido às regras de segurança sanitárias, como distanciamento, uso obrigatório de máscaras e higienização das salas e mãos.

Processo Seletivo Seriado da UEPG

O PSS 2020 é aplicado em três dias e, assim como o vestibular, seria realizado no mês de março, em três domingos consecutivos. Sendo assim, a prova do Processo Seletivo Seriado da UEPG seria aplicado nos dias 14, 21 e 28 de março.

Porém, assim como a outra prova, as novas datas foram remarcadas para o mês de maio.

As provas continuarão sendo aplicadas aos domingos, mais especificamente nos dias 16, 23 e 30. Dessa maneira, são mais de dois meses entre a data cancelada e a nova prevista.

Locais de aplicação das provas

Ambos os processos seletivos serão aplicados nas cidades de Ponta Grossa, Apucarana, Cascavel, Curitiba, Castro, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Jacarezinho, Irati, Telêmaco Borba, Umuarama e Palmeira.

Número de inscritos e vagas

Segundo a instituição, 9.646 candidatos se inscreveram para participar do vestibular da UEPG, porém, a universidade só possui 1.415 vagas.

Já o PSS de 2020 obteve 19.963 inscritos, somando as três etapas. É importante lembrar que apenas quem está no fim da seleção poderá concorrer as 494 vagas disponíveis.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.