Restrição em São Paulo! Comércios fechados das 23h às 05h em todo estado

Nesta quarta-feira (24), o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que todo o estado terá restrição de circulação das 23h às 5h. A medida de restrição em São Paulo entrará em vigor a partir desta sexta-feira (26). A decisão do governo atende uma recomendação do Centro de Contingência do coronavírus.

Restrição em São Paulo! Comércios fechados das 23h às 05h em todo estado

Os serviços essenciais poderão funcionar normalmente em qualquer horário, inclusive durante o horário restrito. O governo também anunciou que não haverá advertência, multa ou impedimento à circulação de trabalhadores.

João Doria alegou que o transporte público não será interrompido. Segundo ele, o governo não punirá as pessoas que estejam retornando para casa. Ele alega que a medida é um toque de restrição, e não um lockdown.

Mesmo com esta decisão, os serviços não essenciais já não podiam funcionar após às 22h, de acordo com as restrições estabelecidas pelo Plano São Paulo. De forma prática, a medida recente visa evitar eventos e situações em que as pessoas realizam aglomerações desnecessárias.

A restrição de circulação tem o objetivo de coibir tanto os eventos clandestinos como as reuniões com aglomerações aos finais de noite e madrugadas.

Para isso, o governo estadual organizou uma força tarefa para aumentar a fiscalização das equipes de Vigilância Sanitária. Esta ação acontece em conjunto com as prefeituras.

Além disso, equipes do Procon-SP e das forças policiais da Secretaria de Segurança Pública atuarão de forma conjunta para impedir o funcionamento dos estabelecimentos não essenciais no período de restrição. Os eventos ilegais também serão coibidos.

Medidas de restrição em São Paulo acontecem após recorde negativo de internação

A medida do governo de São Paulo, em restringir a circulação, acontece após o estado registrar o maior número de pacientes internados em UTI desde o início da pandemia de covid-19. O número recorde ocorreu nesta segunda-feira (22).

O Coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes, alega que houve número significativo de internações no estado nas últimas semanas.

Ele informa que os casos foram, principalmente, de pacientes em casos graves. Até o começo desta quarta-feira (24), foram registrados 6.657 pacientes internados em leitos intensivos.

Governo solicita mobilização dos moradores

Como forma de aumentar a eficácia de atuação, a Diretora Técnica do Centro de Vigilância Sanitária do Estado, Maria Cristina Megid, solicitou que a população amplie a mobilização para impedir a propagação da pandemia.

O governo de São Paulo receberá denúncias sobre festas clandestinas e funcionamento irregular de serviços não essenciais pelo telefone 0800-7713541 e pelo site do Procon-SP.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.