O que é a defasagem da tabela do IR? Entenda como isso impacta no seu bolso

Brasileiro deve permanecer pagando imposto acima da média. Nas próximas semanas, a população deve ficar atenta para preencher os informes do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021. O procedimento anual é obrigatório para a maioria, resultando na prestação de contas com a Receita Federal. Abaixo, entenda o que é a defasagem na tabela do IR e como ela pesa no seu orçamento.

O que é a defasagem da tabela do IR? Entenda como isso impacta no seu bolso (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Para poder fazer a prestação do Imposto de Renda (IR) o cidadão deve levar em consideração sua tabela de defasagem. Trata-se de um levantamento feito pela Receita Federal que supostamente deveria fazer a correção das taxações tributárias de acordo com a inflação acumulada.

Ou seja, a defasagem nada mais é do que a média que deveria ser cobrada a população levando em consideração todo o cenário econômico nacional.

Quanto maior o número da inflação, menor deveria ser o valor dos impostos, resultando assim em cobranças mais amenas.

Defasagem da tabela do IR deve permanecer desatualizada

Apesar de precisar de uma correção anual, a tabela de defasagem do imposto de renda para a pessoa física está congelada desde o ano de 2015. O papel de correção dos valores é do governo de cada ano.

No entanto, de acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), a defasagem está em 113% devido a falta de atualização.

Isso significa dizer que atualmente seu calculo leva em consideração toda a inflação acumulada de 1996 até 2019, mesmo com as correções feitas entre esse período.

Ou seja, tendo em vista a atual inflação oficial do país, foi acumulada uma variação de 346,69%, ficando acima das correções feitas nas faixas do IRPF que atualmente são de 109,63%.

“Em razão da não correção da tabela do IRPF, os contribuintes estão arcando com uma tributação sobre a renda a cada ano mais gravosa, uma vez que suas rendas são ajustadas pela inflação, em virtude de negociações trabalhistas ou com o contratante, ao passo que a tabela do imposto permanece sem correção”, explicaram os representantes da Associação Nacional dos Auditores da Receita Fiscal (Unafisco).

De modo geral, sem a correção de defasagem no IRPF a população passa a pagar impostos ainda mais altos, e de forma desigual ao valor recebido através de seus salários.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.