Quem vai ser beneficiado com a antecipação do 13° salário do INSS?

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão esperando receber o adiantamento da primeira parcela do 13º salário no final do próximo mês. Com isso, a expectativa é que o pagamento seja realizado na próxima folha mensal, ou seja, a partir de 25 de março.

Quem vai ser beneficiado com a antecipação do 13° salário do INSS?
Quem vai ser beneficiado com a antecipação do 13° salário do INSS? (imagem: Google/ Imagens)

Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical (Sindnapi), o pedido de antecipação foi realizado em janeiro. 

Os representantes dos aposentados acreditam que o benefício não será pago neste mês, como havia sido dito no começo. Isso, pois o INSS já começou a processar a folha de pagamento de fevereiro.

A intenção do adiantamento é minimizar os efeitos da crise econômica que acabou sendo agravada por conta da pandemia do novo coronavírus.

Quem poderá receber o 13º salário do INSS antecipado?

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

O que é o 13º salário?

O 13º salário é como se fosse um salário extra, que é pago para os brasileiros com trabalho formal, ou seja, com carteira assinada.

O benefício foi implementado no país em 1962, por meio da lei 4.090/62, no mandato do presidente João Goulart.

O valor é pago sempre no mês de dezembro, para aqueles que mantiveram o vínculo por 12 meses com uma empresa.

Os aposentados e pensionistas possuem o direito por terem contribuído durante a vida com o

Quando vou receber o benefício?

Os segurados podem saber as datas de pagamento do benefício ao longo do ano ou as datas das quais vai precisar ir nas agências bancárias para retirar os valores.

O calendário é o mesmo do mês comum, indo de acordo com o valor que será recebido e o número final do benefício, sem levar em consideração o dígito. Sendo assim, se o número é 123.456.789 – 0, desconsidere o 0 que é o dígito, o número final é 9.

Recebem primeiro os beneficiários que ganham até um salário mínimo, que hoje está no patamar de R$1.100. Aqueles que ganham mais que o piso nacional, recebe em datas diferentes.

Caso o dia do pagamento caia em um feriado, o depósito será feito no dia útil seguinte.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!