Banco Inter prevê valor MAIOR para taxa Selic em 2021

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (17), o Banco Inter aumentou a projeção para a taxa Selic em 2021. A instituição prevê um aumento para a taxa básica de juros de 3,5% para 4% neste ano. Além da revisão para a Selic, o banco projeta uma elevação do IPCA e PIB para 2021.

Banco Inter prevê valor maior para taxa Selic em 2021
Banco Inter prevê valor MAIOR para taxa Selic em 2021 (Imagem: GOOGLE)

Como argumento para a revisão da taxa Selic, o Banco Inter cita alguns fatores. O relatório fala, por exemplo, sobre a rápida retomada da economia nacional e a possível prorrogação do auxílio emergencial, que poderá resultar em pressão inflacionária.

Segundo a economista-chefe da instituição, Rafaela Vitória, o pacote econômico à população resultaria em alta dos preços, de forma a impactar na Selic a partir de março.

Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a instituição financeira aumentou a projeção de 3,6% para 3,9% para este ano. Com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa está em 4%.

Caso a campanha de vacinação contra a covid-19 ultrapasse 70% dos grupos prioritários no primeiro semestre deste ano, o Banco Inter afirma que o índice pode chegar a 4,5%.

Mercado financeiro projeta aumento da taxa Selic em 2021

De acordo com dados publicados no boletim Focus nesta quarta-feira (17), o mercado financeiro aumentou a projeção para a taxa Selic. A pesquisa divulgada pelo Banco Central (BC) revela que os analistas consultados esperam que a Selic termine este ano em 3,75%.

Na semana passada, a projeção do mercado financeiro para a taxa básica de juros era de 3,50%. Há um mês, a perspectiva era de 3,25%. Já para o fim de 2022, a estimativa é de 5%. Para o fim dos anos de 2023 e 2024, a pesquisa aponta a estimativa de 6%.

Com relação à inflação, o boletim Focus também apontou um aumento na projeção pelo mercado financeiro. A estimativa para o IPCA passou de 3,60% para 3,62%.

Para o próximo ano, as instituições financeiras projetam o valor de 3,49%. Para os anos de 2023 e 2024, as projeções foram de 3,25%.

A pesquisa ainda estimou expansão de 3,47% para o PIB. Vale ressaltar que a previsão anterior era de 3,47%. Já para os três anos seguintes, a perspectiva dos analistas consultados é de crescimento de 2,50%.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.