IPVA RJ 2021 inicia calendário de vencimentos a partir de segunda-feira (22)

O calendário de vencimentos da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) se inicia a partir de segunda-feira (22). Os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado possuem os prazos do IPVA RJ 2021 de acordo com o número final da placa do veículo.

IPVA RJ 2021 inicia calendário de vencimentos a partir de segunda-feira (22)
IPVA RJ 2021 inicia calendário de vencimentos a partir de segunda-feira (22) (Imagem: Tãnia Rego/Agência Brasil)

O pagamento parcelado do IPVA 2021 está dividido em três parcelas. A primeira parcela aconteceu entre os dias 21 de janeiro e 3 de fevereiro, conforme o número final da placa do veículo.

O prazo de vencimento da segunda parcela ocorre entre os dias 22 de fevereiro e 4 de março. Para o dia 22 de fevereiro, o prazo de pagamento vale para os proprietários de veículos com placas finalizadas em 0.

Por fim, a terceira parcela do imposto no estado acontece entre 24 de março e 9 de abril. O governo do estado possibilitou que o IPVA fosse pago em cota única, com desconto de 3%. No entanto o prazo já aconteceu juntamente com as datas da primeira parcela.

Calendário de vencimento do IPVA RJ 2021

  • Final da placa 0: 21 de janeiro; 22 de fevereiro; 24 de março
  • Final da placa 1: 22 de janeiro; 23 de fevereiro; 25 de março
  • Final da placa 2: 25 de janeiro; 24 de fevereiro; 26 de março
  • Final da placa 3: 26 de janeiro; 25 de fevereiro; 29 de março
  • Final da placa 4: 27 de janeiro; 26 de fevereiro; 30 de março
  • Final da placa 5: 28 de janeiro; 1 de março; 5 de abril
  • Final da placa 6: 29 de janeiro; 2 de março; 6 de abril
  • Final da placa 7: 1 de fevereiro; 3 de março; 7 de abril
  • Final da placa 8: 2 de fevereiro; 4 de março; 8 de abril
  • Final da placa 9: 3 de fevereiro; 5 de março; 9 de abril

Como emitir a guia de pagamento do IPVA 2021

Os condutores do Rio de Janeiro podem ter acesso à Guia para Recolhimento de Débitos (GRD) por meio da página do banco Bradesco. Para a emissão, o contribuinte deverá informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

A quitação da GRD deve ser feita em dinheiro. A população pode pagar o imposto em qualquer agência bancária. Vale ressaltar que a guia conta somente com o valor do IPVA, sem considerar outras taxas como de Emissão Anual do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

AvatarSilvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.