Governador do Ceará anuncia toque de recolher após às 22h por dez dias no estado

Ceará volta a viver isolamento social intenso. Nessa semana, o governador Camilo Santana (PT) informou que todos os municípios do estado deverão aderir ao toque de recolher, a partir das 22h, durante o período de 10 dias. A ação tem como finalidade reduzir o número de contaminação pelo novo coronavírus. Outras medidas também serão adotadas.

Governador do Ceará anuncia toque de recolher após às 22h por dez dias no estado (Imagem: Google)

Com o crescimento no número de casos pela covid-19, o Ceará irá aderir ao toque de recolher e deverá modificar o tempo de funcionamento de uma série de serviços.

De acordo com o novo decreto, publicado nesta semana, o comércio terá tempo máximo de abertura e as aulas presenciais serão suspensas.  

Regime de atividades em rodízio

A primeira grande determinação foi o toque de recolher que irá funcionar por 10 dias. Ele implica dizer que das 22h até às 05h do dia seguinte ninguém poderá circular pelas cidades. Bares, restaurantes e demais serviços noturnos terão que ser paralisados.

Já os espaços públicos como praças, parques e praias devem fechar a partir das 17h e só reabrir na manhã seguinte. As aulas presenciais das escolas e universidades também foram suspensas pelas duas próximas semanas.

Já o comércio deverá funcionar apenas até às 20h, durante a semana, e até às 17h nos finais de semana. Os restaurantes só poderão ficar abertos até às 15h nos finais de semana.

Os únicos serviços que permanecerão funcionando integralmente são aqueles relacionados a saúde, como redes hospitalares, UTI’s, enfermarias e UPAS. O gestor explicou que as medidas serão necessárias para amenizar o número de mortes pela pandemia.

Até a última quarta-feira (17), os hospitais de Fortaleza estavam todos com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados com pacientes portadores do novo coronavírus.

Diante de tais números, o governo afirmou ainda não descartar a possibilidade de um novo lockdown para conter o índice de contágio.

Campanha de vacinação

É válido ressaltar que já estão sendo aplicadas as vacinas contra a covid-19. Nesse momento o estado vem priorizando os profissionais de saúde e idosos sob cadastramento prévio.

A previsão é de que até o fim do mês novos lotes do medicamento sejam enviados para a atualização do rodízio.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.