Governador do Ceará anuncia toque de recolher após às 22h por dez dias no estado

Ceará volta a viver isolamento social intenso. Nessa semana, o governador Camilo Santana (PT) informou que todos os municípios do estado deverão aderir ao toque de recolher, a partir das 22h, durante o período de 10 dias. A ação tem como finalidade reduzir o número de contaminação pelo novo coronavírus. Outras medidas também serão adotadas.

Governador do Ceará anuncia toque de recolher após às 22h por dez dias no estado (Imagem: Google)

Com o crescimento no número de casos pela covid-19, o Ceará irá aderir ao toque de recolher e deverá modificar o tempo de funcionamento de uma série de serviços.

De acordo com o novo decreto, publicado nesta semana, o comércio terá tempo máximo de abertura e as aulas presenciais serão suspensas.  

Regime de atividades em rodízio

A primeira grande determinação foi o toque de recolher que irá funcionar por 10 dias. Ele implica dizer que das 22h até às 05h do dia seguinte ninguém poderá circular pelas cidades. Bares, restaurantes e demais serviços noturnos terão que ser paralisados.

Já os espaços públicos como praças, parques e praias devem fechar a partir das 17h e só reabrir na manhã seguinte. As aulas presenciais das escolas e universidades também foram suspensas pelas duas próximas semanas.

Já o comércio deverá funcionar apenas até às 20h, durante a semana, e até às 17h nos finais de semana. Os restaurantes só poderão ficar abertos até às 15h nos finais de semana.

Os únicos serviços que permanecerão funcionando integralmente são aqueles relacionados a saúde, como redes hospitalares, UTI’s, enfermarias e UPAS. O gestor explicou que as medidas serão necessárias para amenizar o número de mortes pela pandemia.

Até a última quarta-feira (17), os hospitais de Fortaleza estavam todos com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados com pacientes portadores do novo coronavírus.

Diante de tais números, o governo afirmou ainda não descartar a possibilidade de um novo lockdown para conter o índice de contágio.

Campanha de vacinação

É válido ressaltar que já estão sendo aplicadas as vacinas contra a covid-19. Nesse momento o estado vem priorizando os profissionais de saúde e idosos sob cadastramento prévio.

A previsão é de que até o fim do mês novos lotes do medicamento sejam enviados para a atualização do rodízio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.