IPVA 2021: Passo a passo para pagar boleto online

Ao longo do tempo, os governos estão cada vez mais oferecendo facilidades aos contribuintes. Para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), diversos estados possibilitam o pagamento do boleto do IPVA 2021 pela internet.

IPVA 2021: Passo a passo para pagar boleto online
IPVA 2021: Passo a passo para pagar boleto online (Imagem: Google)

Por conta do isolamento social causado pela pandemia de covid-19, a população tem optado pelos pagamentos pela internet. No caso do IPVA, diversos governos permitem que os contribuintes possam pagar o imposto por aplicativos de bancos e serviços de home banking.

Dessa maneira, as pessoas poderão estar em dia com os tributos sem precisar sair de casa. Vale ressaltar que as possibilidades de pagamento variam de acordo com o estado.

Da mesma forma, as regras relacionadas ao imposto também possuem as diferenças de acordo com a região. Em geral, o IPVA pode ser pago em cota única, com desconto, ou à vista. Os prazos de pagamentos podem ser unificados ou diferentes de acordo com o número final da placa do veículo.

Sendo assim, é importante estar atento às regras e formas de pagamento de cada estado. Para isso, basta acessar o site do respectivo governo estadual.

Como pagar o boleto online do IPVA 2021

No Rio Grande do Sul, por exemplo, os contribuintes podem pagar o imposto online pelo home banking dos bancos credenciados Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. Além disso, é possível fazer o pagamento no Banco do Brasil — mas somente para clientes.

Sendo assim, a pessoa deve acessar as plataformas de um dos bancos credenciados e quitar o valor. Para efetuar o pagamento, o contribuinte precisa apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CVLV) ou informar a placa e o Renavam do Veículo.

Além do pagamento pela internet, o contribuinte do Rio Grande do Sul pode quitar o tributo em qualquer agência e pontos de atendimento destas instituições financeiras. Outra forma de pagamento neste estado é por meio das agências lotéricas da Caixa Econômica Federal.

Para que os contribuintes deste estado possam ter mais informações sobre o imposto, o governo oferece o site IPVA RS 2021. Neste caso, é possível consultar dados como as multas, valores a pagar e pendências.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.