IPVA 2021 do Pará garante desconto de 15% para pagamento até hoje (17)

Os proprietários de veículos do Pará com final de placas 72 a 92 poderão garantir desconto ao pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 até esta quarta-feira (17). Os motoristas que não possuem multas de trânsito há dois anos podem obter 15% de desconto no IPVA 2021 do Pará.

IPVA 2021 do Pará garante desconto de 15% para pagamento até hoje (17)
IPVA 2021 do Pará garante desconto de 15% para pagamento até hoje (17) (Imagem: Ana Márcia Pantoja/ Sefa)

Além do desconto para quem não possui multas de trânsito nos últimos dois anos, os proprietários de veículos que não receberam multas no ano passado podem garantir 10% de desconto no imposto.

Nas demais situações, há possibilidade de obter 5% de benefício no IPVA 2021. Vale destacar que o desconto não é cumulativo.

Formas de pagamento do IPVA 2021 do Pará

Os contribuintes podem pagar o IPVA de três formas: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, mas sem desconto; ou pagamento integral junto ao licenciamento, porém sem desconto.

Caso o pagamento do imposto seja feito após a data do licenciamento, haverá acréscimo de multa e juros. Para que o pagamento do IPVA seja antecipado, é importante estar atento à data final do calendário disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

Para consultar o valor do IPVA e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) — para o pagamento em cota única ou parcelado —, basta acessar o Portal de Serviços da Sefa. O parcelamento do imposto atrasado também pode ser feito diretamente no Portal.

O imposto poderá ser pago na rede bancária autorizada — Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal — e casas lotéricas.

Caso não haja antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA será pago junto com o licenciamento do Departamento de Trânsito (Detran).

Alíquotas do IPVA

  • 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos, inclusive jetsky e veículos aeroviários não destinados à atividade comercial;
  • 1% — ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares.

Os veículos rodoviários com mais de 15 anos estão isentos do pagamento do imposto. As embarcações e aeronaves possuem até dia 30 de junho para recolher o IPVA.

Quem tiver dúvidas poderá entrar em contato com o Call Center Sefa, pelo número 0800 725 5533. O serviço funciona das 8h às 20h — de segunda à sexta-feira.

A ligação pode ser feita gratuitamente. Além disso, a população poderá utilizar o chat no site da Sefa e enviar e-mail para: [email protected].

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.