Calendário ENCCEJA 2020: Veja quando prova será aplicada após adiamento

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é voltado para aquelas pessoas que não concluíram os estudos básicos na idade certa. O ENCCEJA 2020 acontece nesse ano por conta da pandemia.

Calendário ENCCEJA 2020: Veja quando prova será aplicada após adiamento
Calendário ENCCEJA 2020: Veja quando prova será aplicada após adiamento (Imagem/Reprodução: INEP)

Estudantes que não concluíram os estudos em idade regular terão a oportunidade de participar do ENCCEJA 2020 em 25 de abril. As provas acontecem, no mesmo dia para os dois níveis, em todo o país e a participação é voluntária e gratuita.

Ao todo, foram recebidas 1.630.046 inscrições. 301.438 para a certificação no ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio.

Conteúdo do Encceja 2020

Os conteúdos das provas são aqueles diretamente ligados ao nível de instrução que o estudante pretende a certificação.

Confira:

Para o ensino fundamental:

Para o ensino médio:

No portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é possível encontrar material de estudo totalmente direcionado aos assuntos cobrados nas provas.

Como serão as provas do Encceja 2020?

No site do Ministério da Educação encontramos a definição real do que é essa prova:

“O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros”.

Serão 4 provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio.

No ensino fundamental, as provas são divididas da seguinte forma:

E no ensino médio:

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile