Boleto do IPTU 2021 Curitiba venceu no Carnaval? Veja como quitar débito hoje (17)

Os boletos de pagamento da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que tinham o prazo de vencimento entre sábado (13) e segunda-feira (15), tiveram a prorrogação para até esta quarta-feira (17). A medida de prorrogar o prazo do boleto do IPTU 2021 Curitiba ocorreu por causa do Carnaval.

Boleto do IPTU 2021 Curitiba venceu no Carnaval? Veja como quitar débito hoje (17)!
Boleto do IPTU 2021 Curitiba venceu no Carnaval? Veja como quitar débito hoje (17)! (Imagem: Luiz Costa/SMCS)

Apesar da prorrogação dos boletos que tinham vencimento entre os dias 13 e 15, os documentos que venceram nos dias 11 e 12 de fevereiro não foram inclusos na ampliação do prazo.

O calendário do IPTU 2021 acontece entre fevereiro e novembro. A data de vencimento do imposto varia entre os dias 11 e 15 de cada mês. Os prazos são estabelecidos de acordo com o dígito verificador da indicação fiscal do imóvel.

Para os imóveis com dígito verificador 1 e 2, a data de vencimento acontece nos dias 11 de cada mês. Sequencialmente, o dígito e as datas são: dígitos 3 e 4 (dia 12); dígitos 5 e 6 (dia 13); dígitos 7 e 8 (dia 14); dígitos 9 e 0 (dia 15).

No caso de quem optou pelo débito automático, a primeira parcela acontece no dia 19 de fevereiro — independentemente do dígito — e as demais nos dias 11. O IPTU parcelado pode ser pago em até dez vezes.

Emissão do boleto do IPTU 2021 Curitiba

A primeira parcela do imposto foi enviada por carta no endereço do contribuinte. As parcelas dos meses seguintes podem ser emitidas virtualmente pelo site da Prefeitura de Curitiba e pelo aplicativo Curitiba App. Este aplicativo também dispõe de diversos serviços municipais.

Além disso, a pessoa pode ter acesso ao boleto pelos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, que funcionam nas dez Ruas da Cidadania. O atendimento acontece entre às 8h e 17h — de segunda a sexta-feira.

Para isso, será preciso ter em mãos a inscrição imobiliária ou indicação fiscal. Esses dados podem ser encontrados na escritura do imóvel ou em um boleto antigo do imposto.

Ao ter acesso ao Documento de Arrecadação Municipal (DAM), o contribuinte poderá quitar o valor nos bancos conveniados — Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú/Unibanco, Sicredi, Sicoob e Mercantil — na boca do caixa, caixas eletrônicos ou internet banking.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.