Veja como recorrer ao pedido de aposentadoria NEGADO pelo INSS

Segurados com as aposentadorias negadas podem ter uma nova chance. De acordo com o último Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps), cerca de 4 milhões de pessoas tiveram a previdência reprovada em 2020. No entanto, é preciso ficar atento, pois o próprio INSS realiza uma nova análise capaz de autorizar o benefício.

Veja como recorrer ao pedido de aposentadoria NEGADO pelo INSS (Imagem: Reprodução/Governo do Brasil)
Veja como recorrer ao pedido de aposentadoria NEGADO pelo INSS (Imagem: Reprodução/Governo do Brasil)

Antes de ter acesso a sua aposentadoria, o segurado o INSS é sujeito a uma série de análises para se certificar de que está dentro de todas as regras previdenciárias determinadas pela legislação.

Isso faz com que parte significativa das solicitações sejam recusadas inicialmente, podendo serem revistas na sequência.

Essa etapa de reanálise pelo órgão é feita somente quando o cidadão que teve o benefício negado entra com um pedido de revisão. Ao recorrer a reprovação, seus dados são novamente encaminhados e analisados em parceria com a justiça para saber o motivo do entrave e se a aposentadoria poderá ou não ser concedida.

Passo a passo para recorrer pedido do INSS

A primeira coisa a ser feita é se conectar no meu.inss.gov.br, com login e senha. Na sequência, o cidadão deve selecionar a opção de ‘agendamentos/requerimentos’ e clicar na função ‘novo requerimento’.

Em ‘pesquisar’ ele deverá escrever ‘recurso’ e selecionar a função desejada, podendo ser ‘recurso ordinário’, ‘atendimento a distância’ ou ‘recurso especial’. Feito isso, terá acesso a uma lista de documentos que deverão ser enviados seguindo as determinações abaixo:

  • Digitalize as cópias em formato PDF;
  • O documento deve ser colorido, ter 24 bits e qualidade de 150 DPI em um arquivo único;
  • A soma de todos os documentos não pode passar de 50 Megabytes.

O INSS terá até 140 dias para reavaliar seu pedido. Porém é importante ressaltar que com a crise do novo coronavírus esse prazo vem sendo amplificado. Caso não haja um retorno do órgão, o cidadão pode recorrer a justiça sob o acompanhamento de um advogado especialista em previdência.

Como evitar ter meu pedido negado

Para evitar tais situações, recomendasse que haja um pente fino no envio das documentações necessárias. Antes de solicitar sua aposentadoria o cidadão deve se certificar de que regras são válidas para a sua modalidade, revisar todo o histórico de trabalho e contabilizar o tempo de serviço e contribuição de acordo com a reforma da previdência.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.