Processo administrativo do INSS pode ser emitido online; veja no passo a passo

Segurados do INSS com interesse em revisar o valor de suas aposentadorias, podem fazer solicitação online. Para quem está com dúvidas quanto as parcelas de seus benefícios previdenciários é preciso ficar atento. Uma das oportunidades de correção é o processo administrativo, resultando em acréscimos de até 60 salários mínimos.

Processo administrativo do INSS pode ser emitido online; veja no passo a passo (Imagem: Reprodução/Google)
Processo administrativo do INSS pode ser emitido online; veja no passo a passo (Imagem: Reprodução/Google)

O processo administrativo pelo INSS nada mais é do que um pedido de revisão nos valores concedidos em pensões e aposentadorias.

Normalmente eles acontecem quando o segurado passa a identificar falta de atualização no valor de seus salários e dessa forma solicita que o órgão reavalie a contabilidade para lhe garantir aumentos.

Para isso, o cidadão pode acionar diretamente a justiça ou então recorrer através do próprio INSS que fica responsável pela revisão. Para quem optar pela segunda opção, é preciso ir até o Meu INSS e sinalizar o interesse de início do processo.

Como registrar meu processo administrativo no INSS?

O primeiro passo a ser feito é reunir todas as documentações que comprovem o histórico trabalhista. Basta ir no site do INSS e puxar, entre outras coisas, o extrato de pagamento dos últimos anos.

Além disso, devem ser digitalizados informes como documentação de identificação pessoal.

Como solicitar a cópia de processo administrativo?

  • Faça o login no Meu INSS;
  • Clique em Agendamentos/Solicitações;
  • Selecione “Novo requerimento”;
  • Escolha o serviço que deseja e clique em “Atualizar”;
  • Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  • Preencha os dados necessários para concluir o seu pedido;
  • Os registros serão automaticamente gerados e ficarão disponíveis para baixar.

Onde ter acesso ao processo administrativo?

Com os documentos anexados na plataforma, basta buscar pelo processo de seu interesse. Nesse caso, é preciso seguir as etapas abaixo:

  • Selecione a função Agendamentos/Solicitações na tela inicial;
  • Busque entre as fichas de solicitações que aparecem na tela a que corresponde ao pedido do benefício cujo processo administrativo você quer baixar e clique sobre a lupa para detalhar o requerimento;
  • Vá até o fim da dela e clique na imagem do botão com a inscrição BAIXAR PROCESSO.

Pronto, com o processo registrado basta acompanhar a avaliação do instituto pela internet.

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Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.