Processo administrativo do INSS pode ser emitido online; veja no passo a passo

Segurados do INSS com interesse em revisar o valor de suas aposentadorias, podem fazer solicitação online. Para quem está com dúvidas quanto as parcelas de seus benefícios previdenciários é preciso ficar atento. Uma das oportunidades de correção é o processo administrativo, resultando em acréscimos de até 60 salários mínimos.

Processo administrativo do INSS pode ser emitido online; veja no passo a passo (Imagem: Reprodução/Google)
Processo administrativo do INSS pode ser emitido online; veja no passo a passo (Imagem: Reprodução/Google)

O processo administrativo pelo INSS nada mais é do que um pedido de revisão nos valores concedidos em pensões e aposentadorias.

Normalmente eles acontecem quando o segurado passa a identificar falta de atualização no valor de seus salários e dessa forma solicita que o órgão reavalie a contabilidade para lhe garantir aumentos.

Para isso, o cidadão pode acionar diretamente a justiça ou então recorrer através do próprio INSS que fica responsável pela revisão. Para quem optar pela segunda opção, é preciso ir até o Meu INSS e sinalizar o interesse de início do processo.

Como registrar meu processo administrativo no INSS?

O primeiro passo a ser feito é reunir todas as documentações que comprovem o histórico trabalhista. Basta ir no site do INSS e puxar, entre outras coisas, o extrato de pagamento dos últimos anos.

Além disso, devem ser digitalizados informes como documentação de identificação pessoal.

Como solicitar a cópia de processo administrativo?

  • Faça o login no Meu INSS;
  • Clique em Agendamentos/Solicitações;
  • Selecione “Novo requerimento”;
  • Escolha o serviço que deseja e clique em “Atualizar”;
  • Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  • Preencha os dados necessários para concluir o seu pedido;
  • Os registros serão automaticamente gerados e ficarão disponíveis para baixar.

Onde ter acesso ao processo administrativo?

Com os documentos anexados na plataforma, basta buscar pelo processo de seu interesse. Nesse caso, é preciso seguir as etapas abaixo:

  • Selecione a função Agendamentos/Solicitações na tela inicial;
  • Busque entre as fichas de solicitações que aparecem na tela a que corresponde ao pedido do benefício cujo processo administrativo você quer baixar e clique sobre a lupa para detalhar o requerimento;
  • Vá até o fim da dela e clique na imagem do botão com a inscrição BAIXAR PROCESSO.

Pronto, com o processo registrado basta acompanhar a avaliação do instituto pela internet.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.