Processo administrativo do INSS pode ser emitido online; veja no passo a passo

Segurados do INSS com interesse em revisar o valor de suas aposentadorias, podem fazer solicitação online. Para quem está com dúvidas quanto as parcelas de seus benefícios previdenciários é preciso ficar atento. Uma das oportunidades de correção é o processo administrativo, resultando em acréscimos de até 60 salários mínimos.

Processo administrativo do INSS pode ser emitido online; veja no passo a passo (Imagem: Reprodução/Google)
Processo administrativo do INSS pode ser emitido online; veja no passo a passo (Imagem: Reprodução/Google)

O processo administrativo pelo INSS nada mais é do que um pedido de revisão nos valores concedidos em pensões e aposentadorias.

Normalmente eles acontecem quando o segurado passa a identificar falta de atualização no valor de seus salários e dessa forma solicita que o órgão reavalie a contabilidade para lhe garantir aumentos.

Para isso, o cidadão pode acionar diretamente a justiça ou então recorrer através do próprio INSS que fica responsável pela revisão. Para quem optar pela segunda opção, é preciso ir até o Meu INSS e sinalizar o interesse de início do processo.

Como registrar meu processo administrativo no INSS?

O primeiro passo a ser feito é reunir todas as documentações que comprovem o histórico trabalhista. Basta ir no site do INSS e puxar, entre outras coisas, o extrato de pagamento dos últimos anos.

Além disso, devem ser digitalizados informes como documentação de identificação pessoal.

Como solicitar a cópia de processo administrativo?

  • Faça o login no Meu INSS;
  • Clique em Agendamentos/Solicitações;
  • Selecione “Novo requerimento”;
  • Escolha o serviço que deseja e clique em “Atualizar”;
  • Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  • Preencha os dados necessários para concluir o seu pedido;
  • Os registros serão automaticamente gerados e ficarão disponíveis para baixar.

Onde ter acesso ao processo administrativo?

Com os documentos anexados na plataforma, basta buscar pelo processo de seu interesse. Nesse caso, é preciso seguir as etapas abaixo:

  • Selecione a função Agendamentos/Solicitações na tela inicial;
  • Busque entre as fichas de solicitações que aparecem na tela a que corresponde ao pedido do benefício cujo processo administrativo você quer baixar e clique sobre a lupa para detalhar o requerimento;
  • Vá até o fim da dela e clique na imagem do botão com a inscrição BAIXAR PROCESSO.

Pronto, com o processo registrado basta acompanhar a avaliação do instituto pela internet.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.