Indenizações do DPVAT são pagas pela Caixa; como receber o seguro em casos de acidente?

A Caixa Econômica Federal assumiu a gestão das indenizações do seguro DPVAT dos acidentes com vítimas que aconteceram em 2021. Para que os segurados possam fazer os pedidos, o banco disponibilizou um aplicativo de smartphone. A plataforma poderá ser utilizada gratuitamente.

Indenizações do DPVAT são pagas pela Caixa; como receber o seguro em casos de acidente?
Indenizações do DPVAT são pagas pela Caixa; como receber o seguro em casos de acidente? (Imagem: Clark Van Der Beken/Unsplash)

O seguro DPVAT tem o objetivo de indenizar vítimas de acidentes de trânsito, sejam motoristas, passageiros ou pedestres. A indenização acontece independentemente da culpa pelo ocorrido.

A cobertura acontece em caso de morte, invalidez permanente total ou parcial e para reembolso de despesas médicas. Como forma de facilitar o acesso ao Seguro, a Caixa lançou no fim de janeiro o aplicativo DPVAT Caixa. A plataforma está disponível nos sistemas Android e iOS.

Os segurados poderão dar entrada nos pedidos. O sistema possibilita que as pessoas enviem os documentos e acompanhem a solicitação de indenização. A disponibilização do aplicativo acontece de forma gradativa nas lojas de aplicativos.

Para realizar o processo, alguns documentos são solicitados, como o RG, comprovante de residência e boletim de ocorrência do acidente. Há também documentos específicos requeridos, como laudos e comprovantes de despesas médicas. A lista completa pode ser encontrada no site da Caixa.

Após a aprovação, o pagamento da indenização acontece em até 30 dias. O valor é direcionado para uma Conta Poupança Digital da Caixa, no Caixa Tem — em nome da vítima ou beneficiários, dependendo da situação.

Acidentes que aconteceram até 2020

O DPVAT pela gestão da Caixa vale para os acidentes que ocorreram a partir deste ano. No caso dos sinistros que aconteceram até dia 31 de dezembro de 2020, a solicitação deve ser feita à Seguradora Líder, que era a antiga responsável pelo seguro.

Neste caso, o pedido pode ser feito pelo aplicativo Seguro DPVAT, central telefônica da seguradora ou um dos pontos físicos de atendimento.

O pagamento acontece em conta corrente ou poupança do beneficiário. Após a aprovação do pedido, o valor será depositado em até 30 dias.

Valores da indenização do DPVAT

O Seguro de Danos Pessoais Causados por veículos Automotores de Via Terrestre, o DPVAT, disponibiliza indenizações com valores de acordo com o motivo do acidente.

Em caso de morte, há uma indenização de R$ 13.500. Em caso de invalidez permanente, o valor previsto é de R$ até 13.500, dependendo da lesão da vítima, com base em tabela prevista na lei.

Já no caso das despesas médicas e hospitalares, há reembolso de até 2.700, de acordo com os valores gastos pela vítima no tratamento.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.