Consórcio ou financiamento: Qual é a melhor opção para comprar carro ou moto em 2021?

No momento da compra de um veículo, as pessoas podem contar com algumas modalidades de crédito. Entre as alternativas existentes, muitos optam pelo consórcio ou financiamento. Entenda o funcionamento de cada uma dessas formas de comprar um carro ou moto.

publicidade
Consórcio ou financiamento: Qual é a melhor opção para comprar carro ou moto em 2021?
Consórcio ou financiamento: Qual é a melhor opção para comprar carro ou moto em 2021? (Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels)

Para realizar a compra de um veículo, o financiamento tem sido a opção mais escolhida dos brasileiros. No entanto o consórcio também possui grande adesão pelas pessoas. Cada opção pode oferecer melhores condições de acordo com as respectivas necessidades.

Financiamento de veículo

O financiamento funciona por meio do empréstimo de recursos de uma instituição financeira. Dessa forma, a pessoa terá condições de adquirir o carro ou moto e precisará devolver o valor em parcelas mensais.

publicidade

Por meio deste financiamento, há incidência de Imposto de Operações Financeiras (IOF) e outras possíveis taxas.

Consórcio

Já no caso do consórcio, um grupo de pessoas se juntam a uma organização de uma administradora de consórcios para comprar os respectivos veículos. A quantia a ser paga é dividida pelo número de participantes. A cada mês, cada um receberá os valores dos demais para comprar veículo.

Este ciclo será feito até que todos os participantes tenham acesso ao respectivo bem. Esta modalidade não possui taxa de juros, mas a administradora cobra uma taxa de administração. Também poderá haver a incidência de taxa de adesão, fundo de reserva e seguro.

Qual a melhor opção entre financiamento ou consórcio?

Ao optar pelo financiamento, o cliente conta com a vantagem de ter o veículo em um tempo menor. Por outro lado, esta modalidade tem a cobrança de juros, que poderá fazer com que a quantia total seja desfavorável.

Sendo assim, o consórcio pode ser mais benéfico para quem não possui tanta pressa de adquirir o carro ou moto. No entanto vale destacar que há cobrança de taxa de administração.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Independentemente da opção desejada, é importante realizar uma análise prévia dos valores cobrados por cada uma dessas modalidades. Para tornar a comparação mais visível, realize uma simulação para saber quanto será preciso desembolsar.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.