Ainda não pagou o IPTU 2021? Veja formas de obter descontos e pagar menos imposto!

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto anual que os proprietários de imóveis urbanos devem pagar anualmente. Cada município possui regras distintas, mas, em geral, apresenta semelhanças em alguns pontos. Entenda mais detalhes sobre o funcionamento do IPTU 2021.

Ainda não pagou o IPTU 2021? Veja formas de obter descontos e pagar menos imposto!
Ainda não pagou o IPTU 2021? Veja formas de obter descontos e pagar menos imposto! (imagem: Montagem/FDR)

O IPTU é um imposto que incide sobre a propriedade. Sendo assim, o contribuinte deverá pagar de acordo com o número de imóveis em seu nome.

O valor a ser pago do imposto é estabelecido com base no valor venal do imóvel. Este valor indica a estimativa de quanto o imóvel vale de acordo com o Poder Público.

Para chegar ao preço a ser pago de imposto, o valor venal é multiplicado pela porcentagem definida no respectivo município. Para que a Prefeitura efetue o cálculo do IPTU, são levados em consideração a localização, a área do terreno e o tempo de construção.

Formas de pagamento do IPTU 2021

Em geral, as prefeituras possibilitam que o imposto seja pago na modalidade à vista ou parcelada. No caso do pagamento à vista, o contribuinte tende a ganhar um percentual de desconto. Para que a pessoa garanta este benefício, o pagamento deve ser feito no prazo estipulado.

O imposto em cota única costuma ter o prazo de vencimento no início do ano. Já o IPTU parcelado tem o valor diluído em parcelas ao longo do ano. Em São Paulo, por exemplo, o IPTU 2021 pode ser pago em cota única, com 3% de desconto até a data de vencimento em fevereiro, ou em 10 vezes.

O município do Rio de Janeiro possibilitou o pagamento em cota única, com 7% de desconto, até dia 5 de fevereiro. A Prefeitura também possibilitou quitar o IPTU 2021 em 10 vezes.

Em Salvador, foi disponibilizado o pagamento em cota única, com 7% de desconto — em fevereiro, com a data de acordo com o contribuinte — ou em 11 parcelas.

Para efetuar o pagamento, cada município também possui maneiras distintas. A depender das formas disponibilizadas, o contribuinte poderá pagar o imposto pela internet ou pessoalmente.

O município de São Paulo permite quitar o valor nos terminais de autoatendimento ou internet banking, guichês de caixa e lotérica, além de débito automático bancário.

No Rio de Janeiro, o contribuinte pode usas as guias de recolhimento para efetuar o pagamento nas agências bancárias autorizadas pelo município, caixas eletrônicos, casas lotéricas e internet.

Em Salvador, o pagamento pode ser feito em uma das agências credenciadas, casas lotéricas, correspondentes bancários dos bancos autorizados e sites dos respectivos bancos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.