Investimento do PicPay garante rendimento de 210% do CDI; vale a pena?

O PicPay anunciou que estendeu a oferta que garante rendimento de 210% do CDI na carteira digital. O rendimento automático deste percentual do Certificado de Depósito Interbancário estará disponível até dia 17 de março. Entenda se a ação promocional de investimento do PicPay vale a pena.

Investimento do PicPay garante rendimento de 210% do CDI; vale a pena?
Investimento do PicPay garante rendimento de 210% do CDI; vale a pena? (Imagem? Reprodução/Google)

Inicialmente, a oferta criada pelo PicPay, de rendimento de 210% do CDI, valeria até dezembro do ano passado, mas foi ampliada para janeiro.

Por fim, após uma ação feita no reality show Big Brother Brasil, a fintech estendeu o prazo para até a segunda quinzena de março. O PicPay é um dos patrocinadores do programa.

Vale destacar que a ação promocional poderá ser estendida ou cancelada a qualquer momento. Entenda como funciona o rendimento da carteira digital:

Vale a pena aproveitar investimento do PicPay?

Por um período estabelecido pelo PicPay, os usuários que possuem saldo na conta digital terão rendimento automático de 210% do CDI. O valor rende três vezes mais que a poupança. Este percentual de retorno do investimento tem sido maior que diversas contas de pagamentos existentes.

O CDI é um título de renda fixa que acompanha a taxa básica de juros, a Selic. Sendo assim, com um valor da Selic em 2% ao ano, o investidor poderá ter um retorno anual de aproximadamente 4,20%. No entanto, em caso de mudança da taxa básica de juros, o rendimento seguirá o mesmo caminho.

O rendimento de 210% do CDI tem um valor próximo à taxa Selic. Já a poupança, por exemplo, tem o rendimento de 70% da taxa básica de juros. O percentual da poupança será de 70% caso de a Selic esteja em até 8,5% ao ano ؙ— como é o caso atual. Nesta comparação, o rendimento do PicPay leva vantagem.

Apesar de que o rendimento no PicPay depende da duração da ação promocional e da variação da taxa Selic, o investimento na empresa tem a vantagem de permitir retirar todo o dinheiro a qualquer momento.

Por fim, vale considerar o rendimento da carteira digital com a inflação. Ou seja, mesmo em caso de percentual acima de outros investimentos, o usuário poderá ter menos poder de compra.

Diante disso, o cliente deve estar atento ao resultado anual da inflação para ver se valerá a pena. Em 2020, por exemplo, o IPCA indicou a inflação em 4,52%.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.