Emita CRLV do seu veículo acessando site do Detran-MG

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) só pode ser gerado para o proprietário depois do preenchimento dos dados de placa, Renavam, CPF ou CNPJ e o Certificado de Registro do Veículo (CRV). O último dado é usado para a transferência de propriedade do veículo, ou seja, recibo de compra e venda. 

Emita CRLV do seu veículo acessando site do Detran-MG
Emita CRLV do seu veículo acessando site do Detran-MG (Imagem: Fernanda Alves/Detran-RS)

Logo depois, o usuário precisa clicar em “Não sou um robô” e em “Pesquisar”. O documento deverá ser salvo e impresso, caso essa seja a vontade do motorista.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, “A impressão deverá ser feita em folha A4 simples, branca, conforme o §1º do Art. 6º da Resolução 809/20 e o proprietário poderá seguir imprimindo em casa ou em qualquer outro local, para sua maior comodidade”.

De acordo com o Detran-MG, os donos dos veículos devem ter quitado os débitos como o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas para poder imprimir o CRLV.

Além disso, o veículo não pode ter restrições judiciais e administrativas. Em 2021, a taxa de seguro obrigatório (DPVAT) não será cobrada.

CRLV-E

Aqueles que não querem imprimir o documento, podem usar o CRLV digital. Essa opção está disponível desde o ano de 2019 por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e possui a mesma validade do CRLV impresso.

O Detran informou ainda que a conferência de autenticidade do documento será realizada pelas autoridades por meio da leitura do QR-Code, com o aplicativo Vio, que funciona mesmo sem acesso a internet.

Licenciamento

O licenciamento é obrigatório, que deve ser realizado todo ano, ele atesta que o automóvel está com as normas de segurança em dia e pode circular pelas ruas. Até agora, cerca de 2,6 milhões de pessoas já realizaram o licenciamento.

Cerca de 193.158 fizeram o pagamento das taxas, mas não fizeram o licenciamento deste ano.

Os motoristas que ainda não emitiram o seu documento neste ano de 2021 devem:

  • Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, logo após a quitação da taxa referente ao Licenciamento Anual;
  • fazer o seu cadastro;
  • Acesse a aba “Veículos” e clique em “Adicionar CRLV”;
  • Preencha o número do Renavam, o número de segurança do CRV e siga os passos seguintes para emitir o documento digital.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!