IPTU São Paulo 2021 garante 3% de desconto à vista; vale a pena?

Os contribuintes de São Paulo podem garantir 3% de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ao quitar o valor à vista em fevereiro. Além da possibilidade de pagar o IPTU São Paulo 2021 em cota única, os moradores têm a opção de quitar em dez parcelas. Entenda os benefícios desta opção.

IPTU São Paulo 2021 garante 3% de desconto à vista; vale a pena?
IPTU São Paulo 2021 garante 3% de desconto à vista; vale a pena? (Imagem: Diogo Moreira/MáquinaCW/Governo do estado de São Paulo)

De acordo com o calendário de pagamento do IPTU de São Paulo, os contribuintes poderão quitar o valor em cota única, com 3% de desconto, ou em dez vezes. A pagamento à vista tem o prazo para fevereiro e as parcelas acontecem entre fevereiro e novembro.

Os valores a serem pagos podem ser consultados nos boletos de pagamentos, enviados pelos Correios, ou ou pela internet. Ao acessar o site da Prefeitura de São Paulo, será possível consultar a segunda via.

Independentemente da forma escolhida de quitar o IPTU 2021 — à vista ou parcelado —, os contribuintes devem realizar o respectivo pagamento ainda este mês. Diante desta situação, vale considerar qual a opção mais vantajosa.

Vale a pena pagar o IPTU São Paulo 2021 à vista?

Caso o contribuinte tenha o valor integral até a data limite estabelecida, o pagamento à vista pode valer a pena.

Uma das vantagens de quitar em cota única é que poderá evitar possíveis problemas de não pagar alguma parcela atrasada. Durante o dia a dia, pode ser que o contribuinte esqueça de pagar o valor mensal.

Consequentemente, a haverá incidência de juros. Além disso, outros imprevistos podem acontecer. Sendo assim, quitar o valor integral poderá eliminar uma das obrigatoriedades do ano.

Por conta do benefício 3% de desconto do IPTU à vista, o contribuinte que possui um investimento conservador pode sacar a quantia para pagar o valor. Vale ressaltar que não há investimento conservador, com garantia de retorno, que tenha rendimento neste nível.

Em suma, o morador deve analisar a situação financeira pessoal. Para isso, é importante fazer um planejamento dos gastos previstos para este ano. Mesmo que não seja possível pagar à vista neste ano, vale considerar a possibilidade para os próximos anos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.