Inscrição no Cadastro Único entra em pauta para conversa secreta do governo

Nova sistemática de registro no Cadastro Único é definida em reuniões de portas fechadas. Nessa semana, o Ministério da Cidadania se reuniu para determinar como será a entrada da população nos projetos sociais brasileiros. A partir deste ano, será feita uma auto inscrição através do CadÚnico digital.

Inscrição no Cadastro Único entra em pauta para conversa secreta do governo (Imagem: Google)
Inscrição no Cadastro Único entra em pauta para conversa secreta do governo (Imagem: Google)

A atualização do cadastro único tem sido um assunto delicado no governo federal. Após anunciar que irá criar um sistema de auto inscrição, o Ministério da Cidadania passou a receber uma série de críticas alegando que tal decisão deverá resultar na exclusão de parte significativa da população.

Diante de tais embates, o ministro Onyx Lorenzetti resolveu se reunir com sua equipe de forma restrita, sem contar com a participação de demais representantes políticos ou conceder informações para a imprensa.

Novo Cadastro Único

Até o momento, o que se sabe é que o processo de cadastramento na plataforma social do governo deverá ser inteiramente digital. Isso implica dizer que a população deixará de ir até os centros de atendimento sociais de seus municípios, fazendo a própria inserção na plataforma.

Para isso, o governo deverá reformular o aplicativo do CadÚnico, já em funcionamento atualmente. A ideia é que o cidadão preencha um formulário concedendo seus dados de identificação pessoal, comprovantes de renda, endereço e mais.

Ação resultará em redução nos projetos

De acordo com especialistas e pesquisadores sociais, a ação de digitalização do Cadastro Único terá um grande efeito para o país. O esperado é que parte significativa de segurados de programas como o Bolsa Família, por exemplo, passem a ficar de fora de sua folha de pagamento por não ter acesso e informações sobre tais plataformas digitais.

Brasileiros que residem em zonas rurais, por exemplo, tendem a não ter acesso a internet o que inviabiliza a manutenção e acompanhamento do cadastro. Até mesmo quem mora nas periferias das grandes capitais deverá ser afetado pela proposta.

É importante ressaltar que o Brasil está entre os países com a maior desigualdade social do mundo, o que implica dizer diretamente que também não há processos de inclusão digital para que tais serviços como o Cadastro Único passem a funcionar online.

Saiba como se inscrever no Cadúnico em 2021 através de nosso portal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.