Nova sistemática de registro no Cadastro Único é definida em reuniões de portas fechadas. Nessa semana, o Ministério da Cidadania se reuniu para determinar como será a entrada da população nos projetos sociais brasileiros. A partir deste ano, será feita uma auto inscrição através do CadÚnico digital.
A atualização do cadastro único tem sido um assunto delicado no governo federal. Após anunciar que irá criar um sistema de auto inscrição, o Ministério da Cidadania passou a receber uma série de críticas alegando que tal decisão deverá resultar na exclusão de parte significativa da população.
Diante de tais embates, o ministro Onyx Lorenzetti resolveu se reunir com sua equipe de forma restrita, sem contar com a participação de demais representantes políticos ou conceder informações para a imprensa.
Novo Cadastro Único
Até o momento, o que se sabe é que o processo de cadastramento na plataforma social do governo deverá ser inteiramente digital. Isso implica dizer que a população deixará de ir até os centros de atendimento sociais de seus municípios, fazendo a própria inserção na plataforma.
Para isso, o governo deverá reformular o aplicativo do CadÚnico, já em funcionamento atualmente. A ideia é que o cidadão preencha um formulário concedendo seus dados de identificação pessoal, comprovantes de renda, endereço e mais.
Ação resultará em redução nos projetos
De acordo com especialistas e pesquisadores sociais, a ação de digitalização do Cadastro Único terá um grande efeito para o país. O esperado é que parte significativa de segurados de programas como o Bolsa Família, por exemplo, passem a ficar de fora de sua folha de pagamento por não ter acesso e informações sobre tais plataformas digitais.
Brasileiros que residem em zonas rurais, por exemplo, tendem a não ter acesso a internet o que inviabiliza a manutenção e acompanhamento do cadastro. Até mesmo quem mora nas periferias das grandes capitais deverá ser afetado pela proposta.
É importante ressaltar que o Brasil está entre os países com a maior desigualdade social do mundo, o que implica dizer diretamente que também não há processos de inclusão digital para que tais serviços como o Cadastro Único passem a funcionar online.
Saiba como se inscrever no Cadúnico em 2021 através de nosso portal.