FIES 2021: Como vai funcionar a seleção no 2º semestre?

No FIES 2021, 93 mil vagas serão ofertadas durante todo o ano. Com o Fundo de Financiamento Estudantil é possível ingressar no ensino superior e pagar as mensalidades do curso apenas depois da conclusão.

FIES 2021: Como vai funcionar a seleção no 2º semestre?
FIES 2021: Como vai funcionar a seleção no 2º semestre? (Imagem/Reprodução: Google)

O primeiro processo seletivo do ano está caminhando para a sua fase final, com a lista de espera aberta até 18 de março.

Agora, os estudantes não selecionados começam também a se preparar para a segunda seleção do ano, que ainda não teve edital publicado, mas já se tem algumas informações.

Quem poderá se inscrever no FIES 2021 do segundo semestre?

Os critérios para a inscrição serão os mesmos já usados hoje no programa. Ou seja, o candidato deverá ter participado do Enem, a partir o ano de 2010 e alcançado média aritmética das cinco áreas do conhecimento superior a 450 pontos, além de não poder ter zerado a redação.

Como se trata de um financiamento, também será observada a renda familiar, que não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa.

Vagas remanescentes do FIES 2021

Para as vagas remanescentes, aquelas que “sobraram” dos processos seletivos regulares, o Ministério da Educação alterou uma regra.

Em 2020, o preenchimento foi feito por ordem de chegada. Mas para 2021 as vagas serão preenchidas pelo desempenho no ENEM.

O MEC alegou que optou por essa mudança para “oferecer maior transparência à distribuição das vagas”.

Como fazer a inscrições no Fies 2021?

Primeiramente, o estudante deve acessar o Site do Programa.

  1. No site, ele deve fazer o login informando o CPF, data de nascimento, e-mail e gerar uma senha;
  2. Após esse primeiro contato, o sistema deve enviar um e-mail de validação;
  3. Após a validação, o candidato deve acessar novamente o Sistema Fies e fazer de fato sua inscrição;
  4. O sistema do FIES 2021 deve permitir a escolha de até 3 cursos, escolhidos em ordem de prioridade.
  5. Quem for pré-selecionado precisará acessar o sistema do SisFies em até 5 dias após a divulgação da lista para confirmar as informações.
  6. Após a conclusão dos passos no SisFies, o estudante tem o prazo de 10 dias para se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para fazer a validação das informações. Cada instituição de ensino superior que adere ao Fies tem uma CPSA própria.
  7. O último passo da inscrição é a oficialização do financiamento, feita diretamente na unidade bancária escolhida, dentro do prazo de 10 dias.

Datas e demais informações devem ser conhecidas apenas após a divulgação do edital.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.