CRLV impresso voltou a ser obrigatório nos postos do Detran? Saiba como emitir

Emissão do CRLV em papel volta a ser obrigatória em todo o país. Nessa semana, a desembargadora federal, Marga Inge Barth Tessler, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), liberou uma liminar onde obriga que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado volte a gerar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em papel.

CRLV impresso voltou a ser obrigatório nos postos do Detran? Saiba como emitir (Imagem: Reprodução/Google)
CRLV impresso voltou a ser obrigatório nos postos do Detran? Saiba como emitir (Imagem: Reprodução/Google)

O CRLV impresso estava suspenso desde o ano passado, devido a chegada do novo coronavírus. O motivo pelo qual o Detran passou a aderir a versão digital diz respeito aos riscos de aglomerações nas agências na hora de solicitar o documento. No entanto, a partir de 2021 o procedimento volta a ser obrigatório.

De acordo com a desembargadora, com a reabertura das agências de trânsito não há motivos par a que o CRLV permaneça apenas online. Desse modo, os Detran’s deverão reorganizar seus serviços para incluir o agendamento de emissão do documento.

A Lei nº 14.071/2020 é norma já existente e válida e, muito embora carecendo de vigência, não pode ser ignorada pelo administrador ao editar norma, hierarquicamente inferior, com disposições contrárias àquela”, afirmou Tessler.

Como emitir o CRLV de papel

O processo de emissão do documento volta a ser feito pelo Detran. Isso implica dizer que o cidadão deve agendar, através da página digital de cada estado um horário para ser atendido.

É preciso estar em dia no que diz respeito ao pagamento do IPVA e ter o histórico de multas zerados. Feito isso, basta apresentar o documento de identificação do carro e solicitar a versão impressa do licenciamento.

CRLV digital permanece disponível

Para quem ainda desejar ter acesso a versão online, ela permanece disponível pela internet, solicitando o documento de identificação do carro. Apresentados os registros, o motorista tem acesso a guia ainda também através do aplicativo da Carteira de Habilitação Digital.

Histórico do Detran

A suspensão das atividades do Detran tinha sido determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), solicitando ainda que o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) fossem feitos apenas online.

No entanto, o Contran já publicou uma nova medida de reabertura e funcionamento das agências, alterando assim seus serviços.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.