Como receber FGTS integral? Formalize seu pedido após demissão

Trabalhadores desempregados podem ter acesso ao saque integral do FGTS. Se você foi demitido e está buscando alternativas para a manutenção de sua renda, fique atento. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é garantido por lei como um complemento financeiro em casos como o seu. Abaixo, saiba os procedimentos para retirada.

Como receber FGTS integral? Formalize seu pedido após demissão (Imagem: Google)
Como receber FGTS integral? Formalize seu pedido após demissão (Imagem: Google)

Com a pandemia do novo coronavírus, cada vez mais brasileiros passam a recorrer ao FGTS como uma forma de manutenção de renda.

Aqueles demitidos ainda tem direito de fazer o saque integral, o que significa a permissão para utilizar todos os recursos acumulados ao longo da jornada de trabalho.

Sobre o FGTS integral

Conforme explica a advogada trabalhista, Gislaine Santos, a retirada total do FGTS deve ser feita para o trabalhador que estiver desempregado ou comprove sua situação de emergência.

Nesse caso, ele deve procurar pela Caixa solicitando o acesso ao seu benefício, ficando sujeito ainda a validação do pedido na justiça.

“Se o trabalhador for até a Caixa Econômica Federal para sacar os valores só conseguirá receber o percentual liberado para aquela situação. Com uma decisão judicial, o juiz pode liberar a integralidade do valor depositado”, pontuou.

Documentos que podem ser apresentados

Para facilitar o processo, o cidadão deve reunir uma série de registros que comprem sua vinculação com o FGTS, histórico de trabalho e mais. No entanto, o que poucos sabem é que carnes de pagamento também podem contar para antecipar a liberação.

Conforme explica o advogado Perterson Vilela, apresentando ter contas e atraso o cidadão reforça sua situação de emergência fazendo com que a justiça conceda seu saque mais rápido. Entre os boletos, são válidos:

  • Contrato de locação e eventual carta de cobrança;
  • Boleto de condomínio e carta de cobrança;
  • Boleto de plano médico;
  • Comprovantes de água, energia, gás e provedor de internet;
  • Mensalidade escolar;
  • Extrato bancário para demonstrar eventual saldo negativo;
  • Holerite com redução de salário (se a pessoa passou por essa alteração em razão da pandemia);
  • Notas de compras de alimentação e remédio.

É importante ressaltar que o saque integral ao FGTS para os demitidos é garantido pelas normas do programa e não pode ser suspenso sem justa causa. Em caso de dúvidas, acompanhe nossa página exclusiva do FGTS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.