IPVA 2021 CE: Passo a passo para emitir boleto de pagamento

Neta quarta-feira (10), vence a primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 no Ceará. A Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) estabeleceu a possibilidade de pagamento do IPVA 2021 CE em até cinco parcelas. O boleto pode ser emitido pela internet.

IPVA 2021 CE: Passo a passo para emitir boleto de pagamento
IPVA 2021 CE: Passo a passo para emitir boleto de pagamento (Imagem: Thiara Montefusco/Governo do Estado do Ceará)

O contribuinte poderá realizar o pagamento parcelado do imposto, desde que o valor do IPVA seja maior que R$ 100. Não há desconto para esta modalidade. As parcelas seguintes acontecem nos dias 10 de março, 12 de abril, 10 de maio e 10 de junho.

Vale lembrar que não há mais possibilidade de quitar o imposto em cota única, com 5% de desconto. O vencimento aconteceu no dia 29 de janeiro. Por volta de 516 mil contribuintes realizaram o pagamento por esta forma. Este total representa a quantia aproximada de R$ 273 milhões aos cofres públicos.

Como emitir o boleto de pagamento do IPVA 2021 CE

Para ter acesso ao boleto de pagamento do IPVA 2021, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) ou os aplicativos Ceará App e Meu IPVA — disponíveis nas lojas dos sistemas Android e iOS. Confira o passo a passo pelas duas opções:

  • Emissão pelo site da Sefaz
  1. Pelo site da Sefaz, acesse o menu “Serviços” e a opção “IPVA”;
  2. Selecione o botão “Acesso ao Sistema” e escolha o item “Imposto”;
  3. Clique em “Emitir IPVA à Vista” e digite os dados do veículo — chassi ou placa e Renavam;
  4. O sistema mostrará os valores das cinco parcelas e, logo abaixo, haverá as opções “Imprimir Carnê” e “Imprimir Saldo Devedor”.
  5. Ao escolher o item “Imprimir Carnê”, em um único documento, todos os boletos de pagamento serão impressos. No caso da opção “Imprimir Saldo Devedor”, será impresso um único DAE com valor integral do IPVA, sem desconto.
  • Emissão pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA
  1. Acesse o aplicativo e selecione a opção “pagar IPVA”;
  2. Digite a placa e o Renavam.

Pelo app, o contribuinte pode emitir o boleto, copiar o código de barras e realizar o pagamento pelo Internet Banking do celular, além de fazer consultas sobre a situação do veículo.

O pagamento poderá ser feito na rede autorizada: Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú e casas lotéricas.

O imposto também ser quitado com cartões de créditos vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.