Governo paga auxílio emergencial para 22 MIL pessoas nesta quarta-feira (10)

Cerca de R$ 20,95 milhões serão pagos em parcelas do auxílio emergencial nesta quarta-feira (10). Ao todo, 22.233 pessoas irão receber a última parcela do benefício concedido pelo governo federal durante a pandemia do novo coronavírus.

Governo paga auxílio emergencial para 22 MIL pessoas nesta quarta-feira (10)
Governo paga auxílio emergencial para 22 MIL pessoas nesta quarta-feira (10) (Imagem: Reprodução / Google)

De acordo com o Ministério da Cidadania, o valor creditado hoje ficará disponível para transferências, saques e qualquer outro tipo de movimentação.

Quem receberá o auxílio emergencial hoje:

  • 12 mil pessoas receberão as parcelas de 1 a 5: beneficiários que tiveram o pagamento reavaliado após reavaliações de cadastros e atualizações de dados governamentais;
  • 9,4 mil pessoas receberão as parcelas de 6 a 9: beneficiários que ainda não haviam recebido a extensão e passaram por reavaliação;
  • 371 pessoas receberão parcelas de 7 a 9: beneficiários que tiveram o pagamento da extensão do auxílio reavaliado;
  • 561 pessoas receberão parcelas de 6 a 9: beneficiários que fizeram o procedimento de contestação.

Auxílio emergencial em 2021?

Após o pagamento desta parcela, o benefício se encerra para este grupo. Na última prorrogação do auxílio ficou definido que o mesmo só seria pago até o último mês de 2020.

Com a chega de 2021, ficou a expectativa de uma nova prorrogação. No entanto, a mesma foi vetada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, ao afirmar que “auxílio não é aposentadoria”.

O benefício, que serviu como um alívio para milhares de beneficiários no ano passado, deixou o mesmo grupo dessegurado neste ano, visto que a pandemia não acabou.

O governo fala na criação de outro benefício, que tem o auxílio emergencial como base, e ainda na renovação do programa social Bolsa Família. Ambos contemplariam famílias na faixa da pobreza, extrema pobreza e situações de vulnerabilidade.

As duas hipóteses, porém, ainda não foram confirmadas, divulgadas, nem entraram em vigência.

Desta forma, administrações estaduais e municipais, como as prefeituras, têm criado os próprios auxílios para ajudar a população a sair da crise. Como exemplo temos as cidades de Salvador, Manaus e Belém.

O estado do Amazonas foi o único, até o momento, que conseguiu, por decisão da Justiça Federal, a prorrogação do auxílio emergencial para a população até o mês de março deste ano.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!